O Banco Central anunciou nesta terça-feira (30.set) uma novidade para os usuários do Pix: a partir de 1º de outubro, estará disponível nos aplicativos dos bancos e instituições financeiras um botão exclusivo para contestar operações suspeitas.
A funcionalidade faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED) e foi criada para situações de fraude, golpe ou coerção.
Com o novo recurso, o cliente poderá registrar a contestação diretamente no aplicativo, sem necessidade de atendimento humano. O processo automatizado tem como objetivo acelerar o bloqueio de recursos nas contas dos golpistas, aumentando as chances de recuperar o dinheiro.
Segundo Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do BC, a contestação gera um alerta instantâneo ao banco que recebeu o valor. Caso ainda existam recursos disponíveis, eles são bloqueados imediatamente, mesmo que de forma parcial.
“Valores parciais podem ser bloqueados também. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até 7 dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação”, explicou Lobo.
O BC reforçou que a ferramenta não poderá ser usada em disputas comerciais, erros de digitação ou arrependimento após a transferência. O botão contestação foi desenvolvido especificamente para proteger vítimas de fraude, golpe ou coerção.
Foto: EBC; Fonte: Poder360

Nenhum comentário: