Foi realizada na tarde desta terça-feira, 19, uma sessão solene para a entrega do título de cidadania pessoense à especialista em transtorno do espectro autista e Análise Comportamental Aplicada (ABA) Karla Karlyny Albuquerque de Brito Pereira. A proposta foi do vereador Bruno Farias (Cidadania) que coordenou os trabalhos que tiveram Marcílio do HBE como secretário. Compuseram a mesa a presidente da Associação Paraibana de Autismo, Hosana Carneiro, o advogado Ricardo Bezerra e a representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Rita, Ana Paula Souza.
Karla é natural de Santa Rita e ao justificar a homenagem a ela, Bruno Farias disse que o coração sempre foi sua linha de partida e ao mesmo tempo o destino final. “Você decidiu ao invés de fazer o curso de Direito, entregar-se de corpo e alma à psicopedagogia”, disse o parlamentar que se referiu à residência da homenageada como “a casa das três mulheres”, numa menção à avó e à mãe de Karla, Ivete e Salma, respectivamente. “Elas são um trio de mulheres guerreiras, lutadoras, que se protegiam e cuidavam mutuamente, se retroalimentando do amor que sentiam uma pela outra, que se motivavam com sacrifícios, renúncias, disposição e muita fé para conquistar seus sonhos”.

Bruno explicou que Karla fez do trabalho com crianças com dificuldades cognitivas sua missão na vida e com isso transformou a realidade de muitas famílias. “Fazê-los progredir, ultrapassar barreiras, e ajudá-los a melhor interagir e torná-los aptos a enfrentar o cotidiano é sua missão e para a qual Deus trabalhou em toda a sua formação”, disse o vereador.
Karla foi concluinte da primeira turma de Psicopedagogia oferecida por uma universidade federal do Brasil e teve que desbravar seu caminho para viabilizar a atividade clínica que começava a desenvolver. Em seguida, decidiu convidar uma terapeuta ocupacional e uma fonoaudióloga para oferecer um atendimento multidisciplinar: nascia a primeira unidade da Pro-Kids que hoje sete unidades em João Pessoa, Patos e Sousa.
Hosana Carneiro confirmou toda a trajetória de Karla, revelou que acompanhou todo o esforço e disse que a experiência da amiga a inspirou a seguir também a Psicopedagogia. Emocionada, a presidente da APA disse que o momento era de muita alegria pelo reconhecimento a uma profissional importante para autistas e seus familiares.
A homenageada foi às lágrimas depois de receber o título de cidadania pessoense. “Fico muito lisonjeada com o título e agradeço muito. Vejo que as pessoas tendem a desistir, mas eu procuro não ser assim. Eu procuro lutar e não desistir. Tive uma infância difícil, de sofrimento… mas uma mulher sempre foi nossa rocha: dona Ivete Vieira empreendeu em meio aos caos. Abriu uma escola e alfabetizou muita gente de Santa Rita. Ela levou minha mãe para aquela escola, mas a violência masculina de um filho mais uma vez fez com elas desistissem. Aprendi que estudar sempre era o caminho. Eu queria crescer mas não sabia como em meio a tantas dificuldades. Agradeço muito a Deus a minha formação de entender que tudo é possível desde que a gente trabalhe. Meu sofrimento virou felicidade. Hoje, eu consigo alegrar 450 famílias e consigo levar o pão à mesa de quase 200 colaboradores. Tudo isso foi possível pela fé e por acreditar não apenas no nosso potencial, mas no propósito de Deus para nossa vida”, resumiu.
Para finalizar a sessão, Karla revelou que foi aprovada para o mestrado em Análise do Comportamento pela Universidade de Cádiz na Espanha.

Reviewed by Marcone Campos
on
outubro 20, 2022
Rating:

Nenhum comentário: