Esta quarta-feira, 29, marca o Dia Nacional de
Combate ao Fumo. Em Campina Grande o Programa de Controle do Tabagismo
tem reduzido o número de fumantes. Nos dez primeiros anos do programa,
entre 2007 e 2016, mais de duas mil pessoas largaram o vício.
O trabalho deixava longe do cigarro mais de 100
pessoas a cada ano, mas em 2016 a média de pessoas que deixaram de fumar
por ano subiu para mais de 500, entre homens e mulheres em faixas
etárias que variam de 18 até 90 anos de idade. Os números são resultados
da expansão do programa, que já está presente em 35 unidades de saúde.
O trabalho é desenvolvido com grupos de fumantes. Os
grupos são formados com 15 a 20 pessoas que se reúnem para receber
orientações e acompanhamento de médicos, psicólogos e assistentes
sociais para ajudar a deixar o cigarro. Eles também recebem medicação, a
exemplo do adesivo utilizado para diminuir a vontade de fumar e
antidepressivos. Em algumas unidades as reuniões acontecem no período da
noite para propiciar que os trabalhadores não deixem de participar.
O trabalho também é realizado com grupos de
funcionários do Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel e do Instituto
de Saúde Elpídio de Almeida. “É uma tentativa de deixar esses ambientes
mais livres da poluição do cigarro, até porque são unidades de saúde”,
explica a coordenadora do programa no município, Maria Gentil
Montenegro.Os
dados de 2016 mostram que 81% dos 704 inscritos inicialmente
conseguiram parar de fumar. O Ministério da Saúde entende que pelo menos
30% precisam deixar o cigarro para que o projeto seja considerado
eficiente na cidade. “Estamos conseguindo eliminar o vício na grande
maioria dos que chegam para participar dos grupos”, avalia Gentil.
Em Campina Grande foi desenvolvida uma terapia que
tem alcançado resultados ainda melhores. A terapia auricular, ou
acupuntura auricular, é utilizada com alguns dos fumantes. O modelo já
foi aplicado em mais de dez grupos em unidades da Bela Vista, Major
Veneziano, Três Irmãs, Cruzeiro e Jardim Paulistano. Este ano o grupo
que vai ter a acupuntura é o do Centro de Saúde do Catolé.
“Os pacientes ficam mais relaxado após as sessões,
diminuem a tensão por não estarem fumando e fazem um tratamento
alternativo antes mesmo da ingestão de medicamentos. Isto tem nos
ajudado a tirar muitos fumantes do vício”, explicou a doutora Paula
Falcão. O projeto foi premiado no 13º Congresso Brasileiro de Medicina
de Família e Comunidade e foi apresentado no Congresso Internacional de
Medicina da Família, o World Conference of Family Doctors (WONCA).
De
acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro é
responsável por 90% dos casos de morte em pessoas com câncer de pulmão.
Além do câncer de pulmão, fumar pode causar danos em outras partes do
corpo e problemas cardiovasculares.
Prevenção
Para impedir e diminuir a formação de novos fumantes,
a Secretaria Municipal de Saúde realiza em Campina Grande o Projeto
Saúde na Escola – PSE, em parceria com a Secretaria de Educação do
município. O PSE faz o acompanhamento em todas as instituições de ensino
municipais da cidade, verificando a situação de saúde das crianças e
dos adolescentes e informando e conscientizando para o não uso do
cigarro.
Programação intensifica ação nesta quarta no Dia Nacional de Combate ao Fumo
Reviewed by Marcone Campos
on
agosto 30, 2018
Rating:
Reviewed by Marcone Campos
on
agosto 30, 2018
Rating:
!—>!—>!—>
Nenhum comentário: