Esta quarta-feira, 29, marca o Dia Nacional de Combate ao
Fumo. Em Campina Grande o Programa de Controle do Tabagismo tem reduzido
o número de fumantes. Nos dez primeiros anos do programa, entre 2007 e
2016, mais de duas mil pessoas largaram o vício.
O trabalho deixava longe do cigarro mais de 100 pessoas a cada ano,
mas em 2016 a média de pessoas que deixaram de fumar por ano subiu para
mais de 500, entre homens e mulheres em faixas etárias que variam de 18
até 90 anos de idade. Os números são resultados da expansão do programa,
que já está presente em 35 unidades de saúde.
O trabalho é desenvolvido com grupos de fumantes. Os grupos são
formados com 15 a 20 pessoas que se reúnem para receber orientações e
acompanhamento de médicos, psicólogos e assistentes sociais para ajudar a
deixar o cigarro. Eles também recebem medicação, a exemplo do adesivo
utilizado para diminuir a vontade de fumar e antidepressivos. Em algumas
unidades as reuniões acontecem no período da noite para propiciar que
os trabalhadores não deixem de participar.
O trabalho também é realizado com grupos de funcionários do Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel e do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida. “É uma tentativa de deixar esses ambientes mais livres da poluição do cigarro, até porque são unidades de saúde”, explica a coordenadora do programa no município, Maria Gentil Montenegro.
Os
dados de 2016 mostram que 81% dos 704 inscritos inicialmente
conseguiram parar de fumar. O Ministério da Saúde entende que pelo menos
30% precisam deixar o cigarro para que o projeto seja considerado
eficiente na cidade. “Estamos conseguindo eliminar o vício na grande
maioria dos que chegam para participar dos grupos”, avalia Gentil.
Em Campina Grande foi desenvolvida uma terapia que tem alcançado resultados ainda melhores. A terapia auricular, ou acupuntura auricular, é utilizada com alguns dos fumantes. O modelo já foi aplicado em mais de dez grupos em unidades da Bela Vista, Major Veneziano, Três Irmãs, Cruzeiro e Jardim Paulistano. Este ano o grupo que vai ter a acupuntura é o do Centro de Saúde do Catolé.
“Os
pacientes ficam mais relaxado após as sessões, diminuem a tensão por
não estarem fumando e fazem um tratamento alternativo antes mesmo da
ingestão de medicamentos. Isto tem nos ajudado a tirar muitos fumantes
do vício”, explicou a doutora Paula Falcão. O projeto foi premiado no
13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e foi
apresentado no Congresso Internacional de Medicina da Família, o World
Conference of Family Doctors (WONCA).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro é responsável por 90% dos casos de morte em pessoas com câncer de pulmão. Além do câncer de pulmão, fumar pode causar danos em outras partes do corpo e problemas cardiovasculares.
Prevenção
Para impedir e diminuir a formação de novos fumantes, a Secretaria Municipal de Saúde realiza em Campina Grande o Projeto Saúde na Escola – PSE, em parceria com a Secretaria de Educação do município. O PSE faz o acompanhamento em todas as instituições de ensino municipais da cidade, verificando a situação de saúde das crianças e dos adolescentes e informando e conscientizando para o não uso do cigarro.
O trabalho também é realizado com grupos de funcionários do Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel e do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida. “É uma tentativa de deixar esses ambientes mais livres da poluição do cigarro, até porque são unidades de saúde”, explica a coordenadora do programa no município, Maria Gentil Montenegro.
Em Campina Grande foi desenvolvida uma terapia que tem alcançado resultados ainda melhores. A terapia auricular, ou acupuntura auricular, é utilizada com alguns dos fumantes. O modelo já foi aplicado em mais de dez grupos em unidades da Bela Vista, Major Veneziano, Três Irmãs, Cruzeiro e Jardim Paulistano. Este ano o grupo que vai ter a acupuntura é o do Centro de Saúde do Catolé.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro é responsável por 90% dos casos de morte em pessoas com câncer de pulmão. Além do câncer de pulmão, fumar pode causar danos em outras partes do corpo e problemas cardiovasculares.
Prevenção
Para impedir e diminuir a formação de novos fumantes, a Secretaria Municipal de Saúde realiza em Campina Grande o Projeto Saúde na Escola – PSE, em parceria com a Secretaria de Educação do município. O PSE faz o acompanhamento em todas as instituições de ensino municipais da cidade, verificando a situação de saúde das crianças e dos adolescentes e informando e conscientizando para o não uso do cigarro.
Fonte: Codecom
Dia Nacional de Combate ao Fumo: programa afasta fumantes do vício em CG
Reviewed by Marcone Campos
on
agosto 29, 2018
Rating:
Reviewed by Marcone Campos
on
agosto 29, 2018
Rating:
!—>!—>!—>
Nenhum comentário: