recent posts

banner image

Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços específicos à população masculina


 O Dia dos Homens é celebrado nesta sexta-feira (15) e a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece diversos serviços que estão à disposição da população masculina, tanto nas unidades de saúde da família (USFs), quanto nos atendimentos especializados. Dentre os serviços disponibilizados, estão as consultas de rotina voltadas à saúde masculina, consultas e atendimento especializado em urologia, o pré-natal do homem, além do tradicional ‘Novembro Azul’, mês voltado para ações de incentivo à prevenção de câncer de próstata.

Em João Pessoa, a Atenção Primária, assim como outros níveis de atenção à saúde, já realiza ações voltadas à Política Nacional de Saúde do Homem e está em constante busca ativa para novas ações que contemplem esse público. “É de extrema importância a conscientização do sexo masculino de se cuidar e realizar a prevenção em saúde, adotando hábitos saudáveis, prática de atividades físicas regulares, alimentação balanceada e uso moderado de bebidas alcoólicas. Estes são hábitos cruciais para diminuir estes agravos”, afirmou Irna Emanuelle, gerente da Atenção Básica da SMS.

Além de todo esse atendimento voltado ao público masculino, a Prefeitura de João Pessoa realiza ações de Saúde do Trabalhador em horários oportunos, de acordo com o planejamento das unidades, assim como ações de Saúde do profissional caminhoneiro nos PPD’s (Pontos de Parada e Descanso) e, em alguns casos, também são realizados procedimentos de vasectomia, de acordo com escolha do planejamento familiar.

“A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. O cuidado deve ser diário”, ressaltou Irna Emanuelle.

Pré-Natal do Homem - É um programa específico, disponibilizado em todas as unidades de saúde da família de João Pessoa, voltado para os homens que pretendem ser pais. Assim como no pré-natal das gestantes, a população masculina dispõe também de um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de saúde, além da realização de exames. No serviço oferecido, a equipe de saúde solicita os exames, que são feitos com base no perfil e histórico de saúde dos futuros papais, que seguem um cronograma especialmente elaborado com vistas à prevenção da saúde masculina.

Novembro Azul Sempre – Em novembro do ano passado, a Prefeitura de João Pessoa lançou a campanha ‘Novembro Azul Sempre’, que marca o combate ao câncer de próstata. Desde então, homens a partir dos 50 anos podem realizar seu exame PSA no mês de aniversário, assim como ocorre com as mulheres a partir dos 40 anos para a prevenção do câncer de mama.

Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços específicos à população masculina Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços específicos à população masculina Reviewed by Marcone Campos on 04:23 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.