O desfile teve o grande cantor pernambucano Alceu Valença como atração principal, puxando o Muriçocas com seu repertório clássico de frevo, ciranda e canções consagradas da música brasileira, culminando numa festa de cores, música e alegria. A programação ainda contou com artistas locais como Juzé, Capilé, Myra Maya, Axé do Yuri, Capilé e Beleza Pura. O mestre Fubá, mantendo a tradição, abriu alas para a folia, no trio elétrico próximo ao estandarte do bloco, que este ano homenageou o cantor e compositor Zé Katimba.
“Com crescente dedicação, nossa equipe atua de maneira eficaz, oferecendo a João Pessoa uma celebração culturalmente relevante. Preservamos nossas tradições e identidade, ao mesmo tempo em que promovemos o turismo, evidenciando o notável potencial da cidade”, afirmou o prefeito Cícero Lucena, que também parabenizou os 40 anos do bloco Muriçocas do Miramar, reconhecendo sua relevância para a cultura e festividades em João Pessoa. A Prefeitura, de acordo com o gestor, garantiu apoio e estrutura para mais um desfile histórico pelas ruas da cidade, com saída na Praça das Muriçocas, em Miramar, passagem pelo corredor Via Folia, até dispersão no Busto de Tamandaré.
O Muriçocas do Miramar, de acordo com o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves, é o bloco que melhor consegue integrar as diversas expressões da cultura popular. “Recentemente, acompanhei o desfile na avenida com diversos grupos de maracatus, ala-ursas e outras manifestações da cultura popular. As Muriçocas se destacam por integrar essas diversas expressões culturais, demonstrando a força e a vivacidade de nossa tradição”, afirmou.
Para a noite de festa, a Prefeitura de João Pessoa garantiu estrutura para que os foliões pudessem se divertir com comodidade e segurança, desde a mobilidade urbana, saúde e segurança. A Guarda Civil Metropolitana, por exemplo, contou com efetivo de 140 agentes, mais forte aparato e tecnologia. “Nossa atuação visa proporcionar a melhor experiência, de forma discreta. Como resultado, não houve relatos de importunação sexual, e as ocorrências de venda de drogas foram prontamente encaminhadas à delegacia. Em relação a pequenos furtos, realizamos um mapeamento por meio do monitoramento e devolvemos os bens aos proprietários. Essa ação continuará até o final do Carnaval”, afirmou o comandante da Guarda, Victor Cavalcanti.
Já Rayan Mendes, estudante de João Pessoa, destacou a relevância das Muriçocas, numa festa em que a população se conecta com sua tradição. “Que bom que o desfile aconteceu com muita alegria, numa festa de cores e ritmos. Uma festa segura e que a gente tem que se orgulhar, porque o Muriçocas é nosso patrimônio”, exaltou o folião.
*Com informações da Secom/JP
Reviewed by Marcone Campos
on
fevereiro 12, 2026
Rating:

Nenhum comentário: