Presidente da Casa, vereador Dinho Dowsley (PSD), foi o autor da propositura
A tarde desta quinta-feira (04), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), foi marcada pela realização de sessão solene para entrega do Título de Cidadão Pessoense ao Diplomata Francisco Carlos Duarte Azevedo.
Autor da propositura, o presidente da Casa, vereador Dinho Dowsley (PSD), falou sobre as motivações para entrega da honraria. “Francisco Duarte Azevedo presta um importante serviço como Cônsul de Portugal em Recife (PE). Hoje, nos tornamos irmãos, contemporâneos de cidade, já que ele agora se torna de fato e de direito cidadão pessoense. Agora ele fará pela nossa cidade o trabalho que já faz em outros estados e países. A cidade de João Pessoa fica muito feliz em poder homenagear um cidadão, agora pessoense, que levará o nome da nossa capital, não só a Portugal, mas a outros países. É um momento de muita alegria”, afirmou.
A Juíza Federal, Amanda Lucena, disse que a homenagem ao Diplomata Francisco Carlos Duarte Azevedo é mais do que merecida, muito justa e oportuna. “Além de acompanhar todo o serviço prestado pelo trabalho do dr. Francisco Duarte Azevedo, podemos considerá-lo como amigo, porque acompanhamos de perto toda a trajetória que ele tem desenvolvido, com muita retidão e muita honra, para robustecer, por onde passou – e não foram poucos os locais – as democracias e o princípio básico que deve nortear a soberania e a representação das repúblicas dos países”, acrescentou.
O vereador Carlão (PL) destacou que a parceria e amizade que existe entre o Brasil e Portugal se confirma com a cidadania pessoense ao dr. Francisco Carlos Duarte Azevedo. “Somos irmãos, somos amigos e somos de fé. Que Deus lhe abençoe. Receba a maior honraria da cidade de João Pessoa e leve para Recife e para Portugal o nosso beijo e o nosso abraço”, colocou.
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, falou que o momento era muito especial. “A história do Brasil e de Portugal dispensa comentários, mas a relação com João Pessoa tem um significado especial, porque os portugueses que aqui chegam, se encantam. Foi o que aconteceu com o Diplomata Francisco Carlos Duarte Azevedo e, a partir dessa paixão, ele tem se tornado um verdadeiro embaixador, no sentido contrário, de João Pessoa, em Portugal, nas mais diversas e variadas áreas. Minha presença aqui nesse momento é para dar testemunho e aplaudir o Poder Legislativo de João Pessoa por essa propositura”, ratificou.

Por sua vez, o Diplomata, cônsul de Portugal em Recife (PE), Francisco Carlos Duarte Azevedo, concluiu dizendo do sentimento de ser homenageado. “O sentimento é muito grande, pois eu amo João Pessoa. Desde a primeira vez que vim para cá, essa cidade ficou no coração. É uma cidade que tem uma projeção de desenvolvimento fantástica. No quadro de desenvolvimento das cidades do Brasil, creio que ela tem sido, em termos estatísticos, uma cidade de grande afluência de cidadãos, de migração interna, por vários motivos. Quando você se torna cidadão de uma cidade, é mais do que um compromisso, é a responsabilidade de promover a cidade. Me sinto profundamente grato à cidade de João Pessoa e as pessoas que aqui me tem acolhido”, finalizou.
Secom/JP

Nenhum comentário: