Leo Bezerra abre 13ª edição da Jofem e destaca a importância da capacitação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino
Professores, gestores e especialistas das escolas e dos Ninhos do Saber da Rede Municipal de Ensino da Capital lotaram o Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções, durante a abertura da 13ª Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem), na manhã desta quinta-feira (30). O evento, que é realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), contou com a presença do vice-prefeito Leo Bezerra, que destacou a importância da Jofem na capacitação dos profissionais da Educação. A Jofem este ano tem mais de 5 mil inscritos.
A mediação foi feita pela Professora doutora Clévia Suyene Cunha de Carvalho, diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) da Sedec, que destacou o que representa esse momento para a Educação. “A primeira coisa é a dignidade para os profissionais da Educação do Município. Essa 13ª Jornada, edição de 2025, é mais uma oportunidade para reafirmarmos o compromisso da gestão municipal com a valorização e a profissionalização da docência”, afirmou a diretora da Degef.
A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, por meio da Degef, está realizando 67 atividades durante os dois dias de evento com grandes nomes nacionais, mas, principalmente, com nomes da própria Rede como ministrantes, professores apresentando a sua experiência pedagógica.
Durante a solenidade de abertura, 40 professores da Rede receberam menção honrosa pelas premiações alcançadas em 2024 em diversas olimpíadas como Língua Inglesa, História, Robótica, Matemática, Foguetes, entre outras.
Vinte professores também foram homenageados por terem alcançado os melhores índices de aprendizagem nas turmas do 2° e 5° anos do Prêmio Aprendizagem Letrar+JP.
“Isso é resultado de um coletivo, de planejamento e de acreditar que é possível a gente avançar na Educação, através da prática educativa para melhorar o ensino na aprendizagem das crianças e adolescentes do município de João Pessoa. Tenho satisfação de dizer que todos os meus pares, professores, equipe técnica e os gestores estão todos dedicados, todo dia, todas as horas, no planejamento e na execução do projeto pedagógico da escola. Isso é resultado de muito esforço e de muito amor à Educação das cidades de uma pessoa”, ressaltou o professor do 5º ano da Escola Municipal Deputado Edme Tavares de Albuquerque e premiado no Letrar+JP, Mário Inácio da Cunha.
Programação – No turno da tarde deste primeiro dia, a partir das 14h, haverá simpósios e palestras, distribuídos no Teatro Pedra do Reino e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Segundo dia – Das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, os profissionais da Educação participarão de ‘Minicursos’ na Escola de Formação da Sedec, localizado na Avenida Ministro José Américo de Almeida, bairro Miramar. Também haverá ‘Minicursos’ na Escola Municipal Ativa Integral (Emai) João Gadelha, em Mangabeira; Escola Municipal Cônego Mathias Freire, bairro da Torre; e EMAI Governador Leonel Brizola, em Tambauzinho. Também participarão do ‘Relatos de experiência’, na Escola Municipal Aruanda, bairro dos Bancários, sendo 12 salas pela manhã e 12 à tarde.
Secom/JP

Nenhum comentário: