Quatro farmácias em João Pessoa foram autuadas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, esta semana, por descumprimento à legislação, a exemplo da falta de avisos em local acessível sobre a prioridade no atendimento as pessoas com Síndrome de Down e a Lei do Troco, bem como a indisponibilidade de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) ao alcance dos clientes. A fiscalização vai continuar até a próxima sexta-feira (14).
Além da inspeção a essas três legislações, a fiscalização está verificando também o cumprimento às leis do atendimento prioritário de uma forma geral, da precificação e da disponibilidade dos números de telefones do Procon-JP.

Foto: Secom/JP
“Esta é uma legislação que ainda precisa ser inspecionada devido ao descumprimento por parte dos estabelecimentos”, afirmou.
Penalidades – Os estabelecimentos autuados estão sujeitos às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas. Rougger Guerra comenta que o valor da multa varia de acordo com a gravidade da infração e da quantidade de reincidências para o mesmo problema.
“As empresas têm um prazo legal de 10 dias, contados a partir da data do recebimento do auto de infração, para fazerem sua defesa”, explicou.
Atendimentos do Procon-JP
Reviewed by Marcone Campos
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julho 13, 2023
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