recent posts

banner image

Deputado Hervázio Bezerra defende fim da obrigatoriedade da cota feminina nos processos eleitorais


 O deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), durante entrevista ao @portaldacapital nesta terça-feira (25/04), defendeu o fim da obrigatoriedade da cota feminina nas disputas eleitorais.

Em 2021, o Senado aprovou um projeto que determina uma porcentagem mínima de cadeiras na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas dos Estados, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas câmaras de vereadores a ser preenchida por mulheres, convocando-se as suplentes caso não sejam eleitas em número suficiente para cumprir o percentual determinado para cada Casa.

Para o deputado, a medida prejudica o processo eleitoral, fazendo com que parlamentares percam seus mandatos devido aos partidos na qual são filiados não tenham atingido a cota de gênero.

Mais recentemente, o Ministério Público Eleitoral (MPE), emitiu um parecer pela cassação de dois vereadores de Campina Grande por fraude na cota de gênero. Com isso, os vereadores Waldeny Santana e Cledson Rodrigues podem ter seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.

Hervázio comentou que a Justiça apenas procura exercer o que o Poder Legislativo determinou.

“Não adianta nós querermos colocar a culpa na Justiça, a Justiça procura exercer e cobrar o que os legisladores criaram e aprovaram. […] Só na Paraíba, mais de 100 vereadores já perderam o mandato, outros tantos têm ações ajuizadas, que obviamente se forem pra pauta, já criou-se jurisprudência, e a decisão vai ser a mesma. Então nós vamos ter, se houver celeridade do TRE, ninguém se surpreenda se logo logo nós venhamos a ter duzentos vereadores caçados”, disse.

Confira o vídeo:

Deputado Hervázio Bezerra defende fim da obrigatoriedade da cota feminina nos processos eleitorais Deputado Hervázio Bezerra defende fim da obrigatoriedade da cota feminina nos processos eleitorais Reviewed by Marcone Campos on abril 26, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.