recent posts

banner image

Vereadora Eliza defende na CMJP projeto que garante opção de parto por cesariana

A suplente de deputada federal, a vereadora Eliza Virgínia (PP), defendeu na manhã desta quinta-feira (12), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o projeto de sua autoria que garante opção de parto por cesariana. Eliza criticou o posicionamento da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), que vetou o projeto e justificou a importância para as mulheres esse tipo de parto.

A parlamentar afirmou não ter conhecimento do motivo do veto, mas enfatizou que, “Isso já existe, é uma resolução do Conselho Regional de Medicina. Não é ilegal o consenso de um paciente com o médico para fazer cesariana”, disse.

Eliza ainda pontou a importância do projeto para as mulheres e também para os médicos, que muitas vezes já tem conhecimento que o parto será cesárea. “Alguns médicos tem receio de fazer o parto cesariana em mulheres que já tem que ser feito dessa maneira, mas eles têm que esperar o máximo possível para tentar o parto normal, por causa de resolução do Ministério da Saúde, sendo que o Conselho de Medicina já deu o aval”, contou.

Sobre o projeto  - É previsto no artigo 1º que é direito da gestante, nas situações eletivas, optar pela realização de cesariana, garantindo por sua autonomia, desde que tenha recebido informações de forma pormenorizada sobre o parto normal e cesariana, ficando registrado em termo de consentimento livre e esclarecido, elaborado em linguagem fácil compreensão.

Fica também acordado no projeto que para garantir a segurança do feto, a cesariana a pedido da gestante, nas situações de risco habitual, somente poderá ser realizada a partir da 39ª semana de gestação, haver o registro em prontuário. 
Vereadora Eliza defende na CMJP projeto que garante opção de parto por cesariana Vereadora Eliza defende na CMJP projeto que garante opção de parto por cesariana Reviewed by Marcone Campos on março 13, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.