Em 2019, uma cabeleireira chamada Rosinete Martins, cansada de receber ameaças do ex-marido, decidiu ir a uma delegacia para denunciá-lo. Porém, a delegacia estava fechada e ela decidiu ficar em casa para fazer a denúncia no dia seguinte. Mas, o dia seguinte não chegou. Neste mesmo dia, o ex-marido de Rosinete Martins destelhou a casa e a assassinou, porque estava inconformado com o fim do relacionamento. A história – tão triste e tão corriqueira em pleno século XXI – foi o que motivou o deputado Raniery Paulino (MDB) a discutir o assunto na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Para se ter uma ideia da gravidade, houve um aumento de 7,3% nos casos de feminicídios em 2019, no Brasil. “Eu venho percebendo uma involução em relação ao respeito às mulheres. Não podemos permitir isso! Muito mais do que homenagem, é preciso abrir espaço para reflexões, que possibilitem discutir e elaborar ações que acabem com a distinção de gênero”, ressaltou Raniery Paulino.
Aproveitando o ensejo do Dia Internacional da Mulher, o deputado decidiu, então, abrir mão da entrega de cartões e realizar uma roda de conversas para, de fato, ouvir os anseios das mulheres. A iniciativa – realizada no Salão Nobre da ALPB – teve como tema geral “A mulher no mercado de trabalho” e reuniu cerca de 30 mulheres, profissionais e estudantes de diversas áreas.
Outro ponto discutido durante o evento foi o assédio sofrido pelas mulheres no ambiente de trabalho e na sua vida pessoal. “O assédio ainda é uma realidade e deve ser combatido com ações verdadeiras. Não é possível que a mulher ainda sofra assédio pelo simples fato de ser mulher. É inadmissível! Não queremos chocolates, apenas, queremos respeito”, alertou a chefe de gabinete do deputado Raniery Paulino, Rosana Gadelha.
A roda de conversa teve como finalidade discutir o assunto e abrir espaço para elaboração de políticas públicas em benefício da mulher. A iniciativa faz parte das ações da Casa Epitácio Pessoa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Profissionais e estudantes debatem desafios da mulher no mercado de trabalho
Reviewed by Marcone Campos
on
março 11, 2020
Rating:
Reviewed by Marcone Campos
on
março 11, 2020
Rating:

Nenhum comentário: