recent posts

banner image

No Dia Mundial do Coração, Secretaria Municipal de Saúde faz alerta para a prevenção

 Nesta quarta-feira, 29 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Coração e a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta à população para manter uma boa qualidade de vida, a fim de evitar os riscos da falta de cuidados com um dos órgãos mais importantes do corpo humano. A rede municipal conta com vários serviços que a população pode realizar, desde exames mais simples até os mais complexos.

 
De acordo com o médico cardiologista da rede municipal de saúde, Dr. Talmon Felix, os cuidados com o coração são de fundamental importância para uma boa qualidade de vida. Ele exaltou ainda a importância de cuidar da alimentação, manter uma rotina de atividade física leve, evitar estresse e dormir bem, como pilares fundamentais para uma boa saúde cardiovascular.


 
“O coração funciona como uma força motriz para todo nosso corpo, por isso, precisa de manutenção e check up constante para manter o bom funcionamento e esses cuidados devem ser realizados pelo menos uma vez por ano”, destacou o cardiologista.
 
Atendimento na Rede Municipal – O atendimento de cardiologia da rede de saúde de João Pessoa é realizado conforme o seguinte fluxo: o usuário é atendido nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) como demanda espontânea, onde as equipes de saúde fazem uma avaliação médica do usuário. Por meio da regulação, o paciente é encaminhado à Atenção Especializada e fica sendo acompanhado por um cardiologista.
 
A rede municipal conta com vários serviços que podem realizar desde exames mais simples, como o ecocardiograma, até os mais complexos, a exemplo de cateterismo, além de procedimentos como angioplastia e implantes de marca-passo.
 
Referência em Cardiologia – O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) é a referência para o encaminhamento dos serviços primários de atendimento em cardiologia, a partir da regulação municipal. O Santa Isabel está expandindo o caráter deste tipo de atendimento, através do serviço de hemodinâmica, implantado recentemente.
 
Urgência e emergência em cardiologia – Os casos específicos de urgência e emergência em cardiologia podem ser encaminhados diretamente para o Ortotrauma de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) de João Pessoa.
 
Rede Conveniada – Os hospitais Dom Rodrigo, São Vicente de Paula (HSVP) e o Hospital Universitário Nova
Esperança (HUNE), também fazem parte da rede conveniada, complementando o atendimento em cardiologia na Capital a partir da regulação.

Secom/JP
No Dia Mundial do Coração, Secretaria Municipal de Saúde faz alerta para a prevenção No Dia Mundial do Coração, Secretaria Municipal de Saúde faz alerta para a prevenção Reviewed by Marcone Campos on 02:53 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.