recent posts

banner image

Mais de 500 aposentados e pensionistas do IPM devem realizar a ‘Prova de Vida’ em setembro


 Mais de 500 aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município (IPM-JP) realizaram a ‘Prova de Vida’ no mês de agosto. O cadastro é obrigatório, mas estava suspenso desde de 2020, devido a pandemia da Covid-19. O cadastro deve ser feito, presencialmente, na sede do Instituto no mês de aniversário do contribuinte.

 
A partir desta quarta-feira (1º) será a vez dos aniversariantes do mês de setembro, que deverão fazer o cadastro nos 30 dias do mês. O calendário segue até julho de 2022. “A ‘Prova de Vida’ é extremamente importante, uma vez que é a única ferramenta para diminuir as possíveis fraudes e erros, evitando o pagamento indevido de benefícios, além de manter o cadastro dos beneficiários atualizado. Sendo assim, essa medida garante a boa gestão dos recursos previdenciários e a manutenção do benefício de cada aposentado e pensionista”, explica a superintendente do IPM-JP, Caroline Agra.
 
De acordo com o relatório do IPM, dos 678 aniversariantes do mês de agosto, 525 compareceram ao Instituto para realizar a Prova de Vida. Ou seja, 77,5% dos beneficiários. Para o mês de setembro está previsto o cadastro de 575 contribuintes. Todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético são obrigados a comprovar a ‘Prova de Vida’ para continuar recebendo o benefício.         

“Neste primeiro momento, só vamos bloquear o benefício após 60 dias de atraso, em virtude do tempo que a ‘Prova de Vida’ ficou suspensa devido a pandemia da Covid-19. Desta forma, os aniversariantes do mês de agosto, terão até os meses de setembro e outubro para realizar o procedimento, sob pena de retenção do benefício de outubro”, esclarece.
 
Para evitar aglomeração devido à pandemia, os contribuintes devem fazer o agendamento da visita através do site do Instituto https://www.ipmjp.pb.gov.br. “A convocação para este mês é apenas para aqueles que fazem aniversario em setembro e para as pessoas que fizeram aniversario no mês de agosto e que continuam pendentes. A medida visa evitar aglomerações de pessoas na sede do IPM. “Acreditamos que com o tempo, os aposentados/pensionistas voltarão a realizar a ‘Prova de Vida’ sistematicamente”.
 
Para o contribuinte que não tenha condições de vir à sede do Instituto sozinho, a orientação é que venha acompanhado de apenas uma pessoa. Para aqueles que não têm condições de vir presencialmente devido às limitações de locomoção, é possível solicitar a visita de um assistente social e realizar a ‘Prova de Vida’ em sua residência. A solicitação pode ser feita através do telefone 3222-1005.
 
Agendamento – Pode ser feito via internet no site do IPM de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Já para a ‘Prova de Vida’, os servidores devem se dirigir a sede do Instituto portando documento com foto, que pode ser RG, habilitação ou Carteira de Trabalho e uma cópia do comprovante de residência.
 
O IPM de João Pessoa está localizado na Rua Engenheiro Clodoaldo Gouveia, nº 166, Centro. O local funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
 
Mais de 500 aposentados e pensionistas do IPM devem realizar a ‘Prova de Vida’ em setembro Mais de 500 aposentados e pensionistas do IPM devem realizar a ‘Prova de Vida’ em setembro Reviewed by Marcone Campos on 04:19 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.