recent posts

banner image

“Vai mudar a minha vida”, diz dona de casa que aguardava por cirurgia de catarata há 8 anos


 Os quase oito anos de espera por uma cirurgia de catarata que a dona de casa Maria da Conceição, de 54 anos, precisa fazer estão com os dias contados. Ela é uma das centenas de pessoas que procuraram atendimento na Caravana Saúde nos Bairros, realizada, neste sábado (30), na Escola Municipal Fernando Paulo Carrilho Milanez, no bairro de Gramame, Zona Sul da cidade. A ação continua neste domingo (31), no mesmo local.

 A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, unindo os programas Opera João Pessoa e Opera Paraíba, com o objetivo de zerar com a fila de espera para a realização de exames e procedimentos cirúrgicos eletivos na rede municipal de saúde. Maria da Conceição elogiou a ação e destacou o atendimento recebido desde o acolhimento até a consulta com o médico. “Fui muito bem tratada aqui por toda a equipe, recebemos lanche e já saímos com tudo encaminhado para a cirurgia que deve acontecer já nos próximos dias”, comemorou. Ela relatou que, por conta do problema, tem dificuldades para executar tarefas simples e receia de acabar caindo e se machucando. “Vai mudar a minha vida, pois se Deus quiser poderei fazer o que eu gosto e realizar minhas atividades com segurança”, observou.

O serralheiro Francinaldo dos Ramos também aproveitou a oportunidade para levar o pequeno Benjamin Barbosa, de 3 anos, para uma consulta com o ortopedista. Ele contou que a criança tem uma má formação óssea nos pés e por conta do problema cai com mais frequência do que outras da mesma idade. Após o atendimento médico, Benjamin vai realizar uma série de exames para saber se será necessário submeter-se a uma cirurgia ou não. “Muito bom o trabalho da equipe, fomos bem atendidos e eu só tenho a agradecer pela atenção e cuidado com o meu filho”, comentou.

 Balanço positivo – O secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, comemorou o balanço positivo da iniciativa e ressaltou que o planejamento da gestão municipal de zerar a fila de espera está sendo alcançado com êxito. Segundo ele, a Caravana Saúde nos Bairros já conseguiu beneficiar mais de 8 mil pessoas. “A ação deixa um saldo extremamente positivo e mostra o quão a gestão se preocupa com a saúde das pessoas. A demanda reprimida que nós tínhamos só reforça a necessidade de uma intervenção como essa para em breve conseguirmos zerar essa fila”, frisou. Demanda espontânea – O secretário explicou que para receber atendimento basta comparecer ao local e apresentar documento de identidade com foto, CPF e cartão SUS. De acordo com ele, a iniciativa é voltada para as pessoas que necessitem de qualquer procedimento cirúrgico nas especialidades de cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia e cirurgia vascular, exames laboratoriais, raio X, ultrassom, mamografia e outros; além de serviços odontológicos. No local, o usuário realiza um cadastramento e, em seguida, passa por uma triagem com uma equipe formada por médicos e enfermeiros. Logo após, será encaminhado aos consultórios instalados no local para atendimento especializado de acordo com a necessidade. Aquelas pessoas que necessitarem de cirurgia já sairão do local com o agendamento para a realização do procedimento. Os procedimentos cirúrgicos agendados durante a Caravana são realizados no Hospital Municipal Santa Isabel, no Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) e no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Secom/JP
“Vai mudar a minha vida”, diz dona de casa que aguardava por cirurgia de catarata há 8 anos “Vai mudar a minha vida”, diz dona de casa que aguardava por cirurgia de catarata há 8 anos Reviewed by Marcone Campos on 05:06 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.