recent posts

banner image

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de combate ao Aedes aegypti nos bairros

 


A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem realizado ações preventivas e de combate ao Aedes aegypti nos bairros da Capital rotineiramente. Nesta quinta-feira (28), a partir das 8h, a Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ) inicia uma nova fase de ações com programação nos bairros do Valentina Figueiredo e Colinas do Sul.

Os arrastões de combate ao Aedes aegypti têm como o objetivo atender as áreas mais propensas a proliferação do mosquito, de acordo com os resultados do Índice de Infestação Predial e com as denúncias recebidas através do Disque Dengue. “Nossas equipes estarão fazendo a total cobertura dessas áreas, em vários bairros simultaneamente também. As equipes chegarão ao bairro e ali ficarão até percorrerem ele totalmente”, explica Pollyana Dantas, Gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa.

Durante as ações, as equipes da GVAZ, compostas por cerca de 30 agentes de combate a endemias, percorrerão os bairros realizando inspeções em terrenos e imóveis e, sempre que necessário, aplicando larvicida para eliminação de focos. Os agentes também estarão realizando orientações com a população para evitar criadouros e barrar a reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

LIRAa – O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) é um estudo desenvolvido por meio de amostragem e tem com objetivo avaliar o risco de reprodução do mosquito Aedes aegypti nos bairros da capital. O resultado do último levantamento realizado este ano indicou que João Pessoa apresenta baixo risco com o Índice de Infestação Predial (IPP), marcando 0,8%.

Disque Dengue - A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza para a população um canal para informações sobre a dengue. Por meio desse serviço, o cidadão pode denunciar locais que possam ter focos do Aedes aegypti, ter acesso às informações sobre como evitar a proliferação do mosquito ou ainda tirar dúvidas sobre os principais sintomas da doença. Para entrar em contato com o Disque Dengue, a população pode ligar para o número (83) 3214-7924 e/ou 3214-3459, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira a programação dos arrastões:

28/07 – Valentina e Colinas do Sul II

01/08 – Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube e Comunidade do Taipa

04/08 – José Américo

15/08 – Oitizeiro

19/08 – Mangabeira

Secom/JP

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de combate ao Aedes aegypti nos bairros Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de combate ao Aedes aegypti nos bairros Reviewed by Marcone Campos on 14:14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.