recent posts

banner image

Secretaria de Saúde qualifica profissionais nos cuidados prestados aos caminhoneiros



A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), por meio da Área Técnica de Saúde do Homem, realiza, nesta terça-feira (26), nos turnos manhã e tarde, no auditório da Uninassau, uma qualificação dos trabalhadores da Saúde, em especial da Atenção Básica, voltada para o cuidado prestado aos caminhoneiros.

A ação é promovida pela SMS-JP e pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Uninassau, tendo como objetivo capacitar os profissionais para prestar um atendimento qualificado aos caminhoneiros, já que em 2021 foi criada a Caderneta do Caminhoneiro. Essas ações buscam também intensificar a efetivação dessas cadernetas, desde a distribuição aos caminhoneiros, até a utilização efetiva pelos profissionais, durante a prestação de serviços de saúde.

“Nós, da Área Técnica, temos a proposta de educação permanente em Saúde do Homem e, articulados com a Gerência de Atenção Básica, em parceria com Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, compreendemos a importância da formação dos trabalhadores da saúde, e principalmente os profissionais da Atenção Básica, para qualificar os profissionais nos cuidados prestados aos caminhoneiros”, destacou o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da SMS-JP, Késsio Brito.

Késsio Brito ressaltou que esses profissionais da estrada são, na sua maioria, homens e que necessitam de cuidados e prevenções específicas. “É uma categoria majoritariamente composta por homens, em idade produtiva, e que em virtude de suas atividades ocupacionais, pouco buscam os serviços de saúde, não tem hábitos de vida saudável, ou pouco se preocupam com a prevenção para as doenças, portanto, é um grupo vulnerável. Sendo assim, eles necessitam de um cuidado longitudinal, continuado e com foco no cuidado integral”, concluiu o coordenador.

Secom/JP



Secretaria de Saúde qualifica profissionais nos cuidados prestados aos caminhoneiros Secretaria de Saúde qualifica profissionais nos cuidados prestados aos caminhoneiros Reviewed by Marcone Campos on 04:39 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.