recent posts

banner image

Prefeito participa de abertura oficial e destaca renovação da Festa das Neves



 




A tradicional Festa de Nossa Senhora das Neves, que celebra a padroeira de João Pessoa, foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (27). O ato foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra. A festa teve início com uma missa celebrada pelo padre Márcio José, da Paróquia Sant'Anna e São Joaquim, no bairro Pedro Gondim. A noite foi marcada pelo show do padre Fábio de Melo. Nesta quinta-feira (28), às 20h, será encenado o espetáculo ‘O Milagre das Neves’, em frente à Catedral Basílica, e tem show da banda Forró da Live, às 20h30, no Parque Solon de Lucena.

O prefeito Cícero Lucena agradeceu a Deus pela oportunidade de, depois de dois anos de pandemia de Covid-19, ser possível retomar a tradicional festividade. “Com diálogo e criatividade, a Prefeitura de João Pessoa e a Igreja Católica encontramos esse modelo em que vamos priorizar a questão religiosa na Basílica”, destacou o prefeito que estava acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena.




Ele observou que, embora a abertura tenha sido no Parque Solon de Lucena com a missa campal, a partir desta quinta-feira, a programação religiosa segue na Catedral Metropolitana, com quatro noites de apresentações teatrais do espetáculo ‘O Milagre das Neves’. A peça conta a história do milagre da santa e a origem da cidade. “Para aqueles que querem participar com maior afinco da parte religiosa, será na Basílica, e os outros, que têm o interesse de se divertir, vão ser acolhidos aqui na Lagoa para que, com os shows possamos ter, então, a parte do divertimento que sempre existiu nessa confraternização no período da Festa das Neves”, declarou o prefeito.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, ressaltou que o formato imaginado para a festa não deveria perturbar o da cidade. Pelo contrário, que a cidade abraçasse a festa, que precisa se renovar. “Criamos um modelo que une cultura, arte com o festejo, o entretenimento, a diversão e com a programação religiosa”, disse.

Por isso, segundo ele, o espaço em frente à Catedral foi escolhido para a realização do espetáculo de teatro, música e dança, que conta a história da cidade. “Pela primeira vez, em 437 anos, estamos encenando a chegada de Nossa Senhora das Neves em João Pessoa com os indígenas, portugueses, religiosos. A partir desta quinta-feira, começa a ser revelada uma história que nunca foi contada”, complementou Marcus Alves.

Na Lagoa, está instalado o parque de diversões para toda a família e lá acontecem os shows. “Esse é o modelo que nós pensamos para a primeira Festa das Neves sob a gestão do prefeito Cícero Lucena e sob a nossa gestão na Funjope, e está sendo esse espetáculo”, comemorou.

“É uma alegria, depois de dois anos de pandemia, o fato de estarmos juntos celebrando a vida. Que bom poder ter um entretenimento, o canto, a comida e ter, sobretudo, a oração agradecendo a Deus, com Nossa Senhora das Neves, a padroeira da Paraíba, do povo paraibano. Obrigado Nossa Senhora por essa vitória da esperança”, declarou o monsenhor Robson Bezerra.



O padre Fábio de Melo disse estar feliz por participar da festa e elogiou o evento. “Para mim, é uma alegria enorme vir fazer parte dessa festa. Eu confesso que não conhecia a devoção de Nossa Senhora das Neves. Estou sendo apresentado a ela, embora já tenha vindo à Paraíba muitas vezes. E eu acho até interessante porque precisamos resgatar a tradição religiosa dessas festas. Eu me sinto muito honrado com o convite e a oportunidade de estar aqui”, afirmou.



Aprovação do público – A população paraibana fez questão de prestigiar a abertura da Festa das Neves. Uma verdadeira multidão esteve presente no Parque Solon de Lucena. Foi o caso da técnica de enfermagem Janaína de Freitas, que fez questão de acompanhar o primeiro dia do evento. “Me sinto agradecida por poder participar mais uma vez da Festa das Neves. Vim preparada para acompanhar o show do padre Fábio de Melo”, disse.

“Nós não conhecíamos nem a Festa das Neves e nem a cidade de João Pessoa. Estamos aqui há quatro ou cinco dias e só ontem soubemos da festa. Já tínhamos vindo no Parque no final de semana, gostamos muito, assim como gostamos muito da cidade. Quando soubemos da festa, da presença do padre Fábio, porque acompanhamos o trabalho dele há bastante tempo, viemos assistir à missa e a apresentação do padre”, declarou Jean Carlos Alencar da Silva, diretor hospitalar no Mato Grosso.

Programação – Promovida pela Prefeitura de João Pessoa, a Festa das Neves acontece de 27 de julho a 05 de agosto, com missas de 01 a 05 de agosto, na Catedral, sempre às 18h30. No Parque Solon de Lucena, os shows acontecem de 28 de julho a 05 de agosto. Também fazem parte da programação exposições artísticas e oficinas.

A programação completa está disponível no link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/festadasneves/.

Secom/JP

Prefeito participa de abertura oficial e destaca renovação da Festa das Neves Prefeito participa de abertura oficial e destaca renovação da Festa das Neves Reviewed by Marcone Campos on 05:47 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.