recent posts

banner image

Policlínica Municipal de Jaguaribe é referência no tratamento da visão


 O Dia Mundial da Saúde Ocular é comemorado neste domingo (10). A data é um alerta para a importância da prevenção e diagnóstico de doenças oculares que, se não forem tratadas, podem levar à perda da visão. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui, na Policlínica Municipal de Jaguaribe, uma estrutura de referência no atendimento ambulatorial e clínico para o tratamento visão na Capital.

Para receber o atendimento em oftalmologia na rede pública de saúde da capital, o paciente deve procurar primeiramente a unidade de saúde da família (USF) mais próxima da sua residência e solicitar o atendimento especializado. Após a consulta, o paciente é encaminhado, por meio da Regulação Municipal, até a unidade de referência, que é a Policlínica Municipal de Jaguaribe.

O serviço dispõe de uma recepção central, onde o usuário recebe as primeiras orientações para o atendimento. O espaço da Policlínica conta com salas de espera para realização das consultas e exames oftalmológicos, tais como: biomicroscopia de fundo de olho, fundoscopia, mapeamento de retina, tonometria, entre outros. Os profissionais médicos são auxiliados por recepcionistas, assistentes sociais, como também por um profissional de enfermagem para realização dos exames e acompanhamento dos pacientes aos consultórios.

O atendimento tem uma demanda média de 700 pacientes por mês, na sua grande maioria, de João Pessoa e alguns regulados por outras cidades que mantém pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde.

“A Policlínica de Jaguaribe é referência no atendimento em oftalmologia, tanto para os casos clínicos quanto para os ambulatoriais, conforme avaliação médica. Nosso atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com uma estrutura contemplada por cinco oftalmologistas”, explicou Lazuir Braga, diretora-geral da Policlínica Municipal de Jaguaribe.

Patologias oculares - As principais causas de cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética. Já entre as crianças, os maiores causadores da perda de visão são: infecções congênitas, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito.

De acordo com oftalmologistas, 75% dos casos de cegueira podem ser evitados, portanto, a visita regular ao oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano, é essencial para a prevenção de doenças como o glaucoma e a degeneração macular, principalmente a partir dos 40 anos de idade, assim como da catarata para as pessoas de mais idade.

Policlínica Municipal de Jaguaribe é referência no tratamento da visão Policlínica Municipal de Jaguaribe é referência no tratamento da visão  Reviewed by Marcone Campos on 10:43 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.