recent posts

banner image

João Pessoa segue vacinação contra a Covid-19 de crianças a partir dos 3 anos com comorbidades ou deficiência

 


A Prefeitura de João Pessoa segue, nesta sexta-feira (22), a recomendação do Ministério da Saúde (MS) para vacinar contra a Covid-19 crianças a partir de 4 anos de idade e dos 3 anos, para as que tenham comorbidades ou deficiência. A autorização foi dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determinou que, para essa faixa etária, o imunizante indicado será a Coronavac. Até então, a imunização contra Covid-19 só podia ser feita em crianças a partir de 5 anos.

Com intuito de organizar o fluxo nos serviços de saúde da capital e evitar aglomeração, ficou definido que os agendamentos somente são necessários para as crianças com idades de 4 anos que precisam tomar a primeira dose do imunizante. Já para quem tem 3 anos, a vacina está liberada apenas para quem tem comorbidade ou deficiência e, para este grupo, não precisa de agendamento.

As vacinas estão disponíveis nas Policlínicas do Cristo, Mandacaru, Mangabeira e das Praias (Tambaú), além do Shopping Mangabeira. O agendamento pode ser feito através do aplicativo Vacina JP ou site vacina.joaopessoa.pb.gov.br, a partir das 19h desta quinta-feira (21).

“Um dos principais motivos para ampliarmos a vacinação de crianças contra Covid-19 é impedir casos graves e mortes nesse público e novas ondas de transmissões, sobretudo pelo surgimento de variantes”, explicou Alline Grisi, diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa. “A vacinação já apresentou comprovação de elevada eficácia na prevenção da Covid-19, não só nos estudos clínicos controlados, mas também com efetividade contra a doença e hospitalizações nos grupos já vacinados”, completou.

Outros grupos - As vacinas estão disponíveis, as primeiras doses para o público 5+, além de segundas doses da Coronavac (28 dias após a primeira dose), Pfizer (60 dias), Astrazeneca (90 dias) e Janssen. Pode tomar a terceira dose, a população com idade a partir de 12 anos (120 dias após a segunda dose), imunossuprimidos (28 dias) e os trabalhadores de saúde (120 dias). A aplicação da quarta dose será destinada para o público 40+, trabalhadores da saúde e indivíduos imunossuprimidos que tenham recebido a terceira dose há, pelo menos, 120 dias.

Documentação exigida – Crianças de 3 a 11 anos precisam levar Cartão SUS ou CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Crianças que tenham comorbidades ou deficiência também precisam apresentar laudo ou declaração médica. Para a segunda dose, é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Para receber a primeira dose da vacina a partir dos 12 anos, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2, D3 e D4 é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e laudo médico para imunossuprimidos.

Postos de vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (22):

Crianças a partir dos 3 anos com comorbidades ou deficiência (sem agendamento)

1ª dose: Coronavac

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h

– Mangabeira Shopping (pedestre) – 13h às 16h

Crianças com 4 anos sem comorbidades ou deficiência (com agendamento)

1ª dose: Coronavac

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h

– Mangabeira Shopping (pedestre) – 13h às 16h

Crianças a partir dos 5 anos (sem agendamento)

1ª dose: Pfizer

2ª dose: Pfizer (60 dias)

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunização (Torre) – 8h às 16h

Crianças de 6 a 11 anos (sem agendamento)

1ª dose: Coronavac

2ª dose: Coronavac (28 dias)

– Salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h

– Mangabeira Shopping (pedestre) – 13h às 16h

A partir de 12 anos (sem agendamento)

1ª dose: 12+

2ª dose: Janssen, Coronavac (28 dias), Astrazeneca (90 dias) e Pfizer (60 dias)

3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)

4ª dose: imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)

– Salas de vacinas nas USFs*– 8h às 11h

– Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá) – 8h às 12h

– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h

A partir de 40 anos e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 3ª dose)

4ª dose: 40+ e trabalhadores de saúde (sem agendamento)

– Salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h

– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h

*exceção das USFs (Cidade Recreio, Cruz das Armas IV, Mandacaru VII, Mandacaru VIII, Ipês, Viver Bem, Alto do Mateus I, Vieira Diniz, Rangel I, Rosa de Fátima, Roger III, Alto do Céu II, Geisel III, Timbó I, Timbó II, Torre, Jardim Miramar I, Jardim Planalto, Tito Silva, Bessa e Integrada Verde Vida)

Secom/JP


João Pessoa segue vacinação contra a Covid-19 de crianças a partir dos 3 anos com comorbidades ou deficiência João Pessoa segue vacinação contra a Covid-19 de crianças a partir dos 3 anos com comorbidades ou deficiência Reviewed by Marcone Campos on 05:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.