recent posts

banner image

IFAB aprova limite de cinco substituições de forma permanente no futebol


 A International Football Association Board (IFAB, sigla em inglês), órgão responsável por determinar as regras do futebol, anunciou nesta segunda-feira que as cinco substituições para cada equipe durante os jogos serão permanentes. A medida passa a valer a partir do dia 1º de julho.

A mudança na quantidade de alterações nas partidas foi anunciada pela Ifab durante a 136ª Assembleia Geral Anual, em Doha, no Catar, sede da Copa do Mundo. Gianni Infantino, presidente da Fifa, disse, porém, que a regra não está confirmada para o Mundial deste ano.

O aumento de três para cinco alterações passou a valer em 2020, quando a pandemia da covid-19 eclodiu e os calendários foram adaptados com um grande número de jogos para compensar os meses de confinamento. Em outubro do ano passado, integrantes da Ifab deram a opção para as ligas aprovarem ou não a mudança.

A medida já havia sido prorrogada até 31 de dezembro deste ano após “análise global do impacto atual da covid no futebol”, segundo a entidade. A Premier League, responsável por organizar o Campeonato Inglês, havia voltado a aplicar somente as três alterações, mas já havia confirmado a volta das cinco mudanças na temporada 2022/23. No Brasileirão, as cinco mudanças ainda estão em vigor para os treinadores durante os jogos.

Anteriormente, a International Board já havia autorizado o aumento de 23 para 26 atletas a serem relacionados para uma partida, aumentando o número máximo de reservas de 12 para 15. Com a mudança, os técnicos das seleções poderão convocar 26 jogadores, e não mais 23, para a Copa do Catar.

IMPEDIMENTO SEMIAUTOMÁTICO

Outro ponto debatido na assembleia em Doha é a aplicação da detecção semiautomática do impedimento, que a Fifa planeja adotar a partir da Copa do Catar – quatro anos após o VAR, assistente de vídeo, dar as caras no Mundial da Rússia. De acordo com Infantino, a avaliação da tecnologia “continua” e é “muito satisfatória” até o momento.

“Nossos especialistas vão examinar antes de decidir se utilizaremos ou não no Mundial”, comentou Infantino. O ex-árbitro Pierluigi Collina, responsável pelo apito no jogo do pentacampeoanto da seleção brasileira, em 2002, e atualmente no cargo de presidente da Comissão de Árbitros da Fifa, declarou ter “confiança” sobre o uso da tecnologia na Copa.

A adoção da marcação semiautomática de impedimentos tem como objetivo dar mais agilidade às partidas e diminuir o tempo de checagem do VAR. O sistema é baseado em câmeras usadas para exibição das partidas na televisão, assim como em câmeras específicas, que determinam a posição exata dos jogadores no gramado, permitindo assinalar de maneira mais ágil qualquer irregularidade.

IFAB aprova limite de cinco substituições de forma permanente no futebol IFAB aprova limite de cinco substituições de forma permanente no futebol Reviewed by Marcone Campos on 14:23 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.