recent posts

banner image

Podcast Acervo 88 veicula entrevista rara com Lupicínio Rodrigues


 A Música Popular Brasileira por seus Autores e Intérpretes – MPB Especial, é o tema da nova série do podcast Acervo 88 que estreou no início do mês de maio homenageando, em seu primeiro episódio, o mais completo melodista da história da música brasileira, o sambista Cartola. Já para o segundo episódio, o Acervo 88 traz outra raridade, uma entrevista com o criador da dor-de-cotovelo, Lupicínio Rodrigues, gravada em 1973, concedida ao programa MPB Especial da TV Cultura de São Paulo.

O Acervo 88 vai ao ar todos os sábados e domingos, sempre a partir do meio-dia, na rádio Câmara 88,7 FM de João Pessoa, e simultaneamente é disponibilizado todo final de semana um novo episódio, também nos streamings das plataformas digitais do Spotify e no Deezer.

“A ideia do Acervo 88 nasceu dentro de mim, primeiramente, como um programa de rádio e toma a versão Podcast a partir do momento que foi projetado como conteúdo para o streaming da rádio Câmara, por iniciativa do diretor de comunicação da CMJP, Suetoni Souto Maior. Um conteúdo multiplataforma, pois quem não ouvir a versão no rádio, pode acessar em qualquer tempo os mais de 40 episódios já produzidos e disponíveis de forma permanente nas plataformas digitais”, comentou a produtora e apresentadora do podcast, Edileide Vilaça.

MPB Especial – Com relação à nova série que marca um ano de existência do Acervo 88, a jornalista Edileide Vilaça diz que tem essa raríssima coleção no seu acervo pessoal e se trata de uma série de CDs lançada a partir de parceria entre a Fundação Padre Anchieta e o SESC São Paulo e produção de João Carlos Botezelli, conhecido como Pelão. Extraídos de áudios de programas produzidos e dirigido por Fernando Faro na TV Cultura de São Paulo, no qual alternavam-se depoimentos e interpretações dos respectivos artistas.

“Este projeto visa perpetuar um dos trabalhos mais importantes já realizados na história da música popular brasileira. Uma série de duzentos programas de televisão, primeiro MPB Especial e depois Ensaio, que apesar da sua preciosidade, estaria fadado a permanecer mudo nos arquivos da TV Cultura de São Paulo, sua proprietária, não fora o triplo descortínio que possibilitou o acesso público a esse tesouro. Graças ao produtor Pelão (In memoriam), Fundação Padre Anchieta e Sesc, veio à lume e ao alcance de todos o mais completo e verdadeiro testemunho de grandes compositores e intérpretes da história da MPB”, destacou Edileide Vilaça.

A apresentadora e produtora do Acervo 88 garante que cada programa foi um capítulo da história. Contado e cantado por quem o fez e viveu. Por quem compôs melodias, por quem fez poesias para elas, por quem as cantou, por quem as executou em seus instrumentos. “Histórias, casos, versões, fatos foram contados. Canções, melodias, harmonias foram cantadas, solfejadas, ao longo de centenas de programas e dezenas de anos. Tudo democraticamente também sendo veiculado na rádio Câmara de João Pessoa e disponível no Spotify e Deezer. Toda semana, um capítulo dessa história através do podcast Acervo 88”.

Podcast Acervo 88 veicula entrevista rara com Lupicínio Rodrigues Podcast Acervo 88 veicula entrevista rara com Lupicínio Rodrigues Reviewed by Marcone Campos on 05:18 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.