recent posts

banner image

No Dia Mundial da Enfermagem, Prefeitura destaca atendimento e dedicação dos profissionais da rede municipal


 “A enfermagem é a arte de cuidar”. A tão famosa frase utilizada para os profissionais da área faz todo sentido. São os enfermeiros que cuidam de uma pessoa que nunca viu na vida, mas, mesmo assim, ajudam e fazem o melhor por ela. E no Dia Mundial da Enfermagem, comemorado nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de João Pessoa destaca o atendimento diferenciado de todos os profissionais que fazem parte da Secretaria Municipal de Saúde.

“Em nome da Prefeitura de João Pessoa, queremos parabenizar essa categoria tão importante e fundamental para assistência dos pacientes nas nossas unidades de saúde da família, UPAs e hospitais. A dedicação desses profissionais no cuidado com os usuários é sempre motivo de orgulho para a gestão de saúde. Um exemplo disso é o empenho que cada um teve durante a pandemia de Covid-19 e, até hoje, na campanha de vacinação”, afirmou Luis Ferreira, secretário de Saúde da Capital.

Para a enfermeira Renata Matias, profissional que atua na equipe Cidade Verde I, pertencente à USF Integrada Verde Vida, no Bairro das Indústrias, é muito gratificante o trabalho na enfermagem. “Atuo na enfermagem há mais de 10 anos na rede municipal de João Pessoa. Iniciei como técnica de enfermagem em maternidade, depois em um pronto atendimento, trabalhei na rede especializada, fui referência de imunização e hoje atuo na atenção básica. Sou muito grata pela profissão que escolhi para minha vida”, disse.

Atualmente, Renata Matias não presta apenas um atendimento de forma comum, ela foi além e faz um atendimento diferenciado em libras. “Por indicação de uma colega, fiz um curso de libras na Funad, como forma de me sentir útil para dar uma assistência e um cuidado diferenciado ao público com deficiência auditiva, pois acho de suma importância ter um profissional de saúde que saiba libras para facilitar o acesso dos deficientes auditivos aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência”, revelou a enfermeira.12 de maio - A data é lembrada em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 1940, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Profissão - A profissão de enfermeiro tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar dos seres humanos.

No Dia Mundial da Enfermagem, Prefeitura destaca atendimento e dedicação dos profissionais da rede municipal No Dia Mundial da Enfermagem, Prefeitura destaca atendimento e dedicação dos profissionais da rede municipal Reviewed by Marcone Campos on 03:39 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.