recent posts

banner image

Ministério da Saúde inaugura programa Médicos pelo Brasil em USFs de João Pessoa

 


Uma equipe do Ministério da Saúde inaugurou, nesta segunda-feira (30), o programa Médicos pelo Brasil, na Atenção Primária da rede municipal de saúde de João Pessoa. A solenidade de inauguração aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada José Américo, uma das cinco unidades já beneficiadas pelo programa.

O ‘Médicos pelo Brasil’ é um programa federal de provimento de profissionais médicos para a Atenção Primária, iniciado em 2019 num processo de substituição gradativa do programa Mais Médicos. O objetivo é estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de fixar o profissional.

“O programa busca criar um vínculo permanente entre o médico e a comunidade, promover uma continuidade no atendimento, fazer com que o profissional tenha toda sua carreira naquele mesmo centro para que possa se comunicar e criar um vínculo com a equipe e dar a atenção necessária aos usuários da Atenção Primária”, afirmou Luis Ferreira, secretário de Saúde de João Pessoa.

Para a gerente de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Irna Medeiros, o ‘Médicos pelo Brasil’ é de grande importância para os serviços e a população, pois facilita a contratação e fixação de médicos em áreas de maior vulnerabilidade social. “Estamos preenchendo demandas de unidades nas quais os usuários estavam necessitando desses atendimentos. Atualmente o município de João Pessoa é contemplado com sete vagas do programa, das quais cinco já estão ocupadas e duas aguardando apresentação dos profissionais”, destacou.

Além da USF Integrada José Américo (Equipe Laranjeiras), o programa já está em funcionamento na USF Integrada Funcionários (Equipe Funcionários I), USF Integrada Grotão (Equipe Vista Alegre), USF Nova União e USF José Américo I.

Os profissionais que atuam no programa ‘Médicos pelo Brasil’ são contratados por meio de processo seletivo realizado por meio da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), com supervisão do Ministério da Saúde. A agência foi instituída em março de 2020 para levar médicos aos serviços de Atenção Primária, além de organizar e qualificar o fluxo de assistência.


Ministério da Saúde inaugura programa Médicos pelo Brasil em USFs de João Pessoa Ministério da Saúde inaugura programa Médicos pelo Brasil em USFs de João Pessoa Reviewed by Marcone Campos on 13:49 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.