recent posts

banner image

Inmet: Novo alerta de grande perigo de fortes chuvas é emitido para toda a Paraíba


 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (31), um alerta vermelho (grande perigo) de acumulado de chuva para João Pessoa, Baía da Traição, Bayeux, Cabedelo, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Rio Tinto e Santa Rita.

O alerta vermelho é o mais severo na escala do Inmet para previsão de eventos meteorológicos. Conforme o aviso, o volume de chuvas deve ser superior a 60 milímetros por hora ou até mesmo acima de 100 milímetros por dia. Há expressivo risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas. 

A nova classificação ocorre devido às fortes chuvas que atingem Capital e Região desde a madrugada. Segundo a Defesa Civil de João Pessoa, entre meia-noite e 6h foi verificado acumulado de 73 milímetros. Os bairros onde mais choveu foram Cristo Redentor e Altiplano. 

Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199). Na Capital paraibana, a Defesa Civil também disponibiliza os telefones 0800 285 9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.

De acordo com o Inmet, durante o temporal, é recomendável que a população siga as seguintes instruções:

Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia

Observe alteração nas encostas

Permaneça em local abrigado

Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos

Estado todo sob alerta – O alerta vermelho para a Grande João Pessoa é válido até as 15h desta terça-feira. Se não houver prorrogação do ‘grande perigo’, a região seguirá até as 10h desta quarta-feira (1º) sob alerta laranja (perigo) de acumulado de chuva. 

Essa classificação prevê volumes entre 30 a 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia. O alerta laranja inclui outras 71 cidades da Mata Paraibana e do Agreste. 

O restante do estado está sob alerta amarelo (perigo potencial) de chuvas intensas. São esperadas chuva de até 50 milímetros por dia e ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h em municípios do Agreste e Sertão. 

Inmet: Novo alerta de grande perigo de fortes chuvas é emitido para toda a Paraíba Inmet: Novo alerta de grande perigo de fortes chuvas é emitido para toda a Paraíba Reviewed by Marcone Campos on 14:56 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.