recent posts

banner image

Câmara de João Pessoa comemora os 374 anos do Exército Brasileiro

 


A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) comemorou os 374 anos do Exército Brasileiro durante sessão especial na manhã desta sexta-feira (29). A homenagem foi proposta pela vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) e contou com a presença de autoridades militares e dos vereadores Carlão (PL), Coronel Sobreira (MDB) e Bispo José Luiz (Republicanos).

“É com muita alegria, satisfação e emoção que estou aqui com vocês, que fazem parte da minha história e formação. Tenho um filho tenente da Polícia Militar da Paraíba e aprendemos que nestes lugares se tem disciplina e se aprende a respeitar e amar a pátria”, afirmou a parlamentar, destacando sua luta na implantação de um colégio militar na cidade, para que a disciplina militar comece desde cedo na vida dos jovens pessoenses.

Eliza Virgínia fez um resgate histórico sobre as conquistas do Exército Brasileiro e a importância da instituição na garantia da paz social, assistência e apoio em tempos de calamidade pública, citando as ações nos desastres de Brumadinho (MG) e Petrópolis (RJ). “Tamanho legado de glória e compromisso impulsiona e inspira a confirmação do solene juramento de defender a pátria, se preciso for, com o sacrifício de sua própria vida. Integrantes do Exército Brasileiro, a sociedade brasileira reconhece a sua importância como fator aglutinador de esforços e harmonização de ideias na conquista do bem comum”, destacou, ao parabenizar todos que fazem parte da instituição.

O vereador Carlão lembrou que a região onde a Câmara está situada foi palco de diversos conflitos e batalhas acirradas, dando à localidade o nome de Trincheiras. Ele fez a referência para afirmar a importância do Exército Brasileiro na luta para manter as liberdades. “Precisamos valorizar e honrar o dia do Exército Brasileiro devido a sua honradez à frente das nossas batalhas cotidianas. A história do Exército é de trincheiras e batalhas. A Rússia nos mostra bem isso em nossa atualidade, como necessitamos das Forças Armadas em nosso país. Estamos em guerra e conflito moral das instituições. Trago meu eterno agradecimento por tudo que o Exército Brasileiro faz pelas estradas, pelas pontes, pelas ferrovias. Agradeço pela dignidade com que vocês tratam os nossos símbolos nacionais. Pela dignidade e pela própria vida que vocês devotam ao povo brasileiro”, declarou. O vereador ainda destacou que o Exército Brasileiro foi considerado, em pesquisa realizada no país, a instituição mais respeitada do Brasil.

“É uma homenagem mais do que justa desta Casa. Gostaria de dizer do meu respeito e do pouco tempo que passei no Exército. Guardo muito boas lembranças e experiências. Aprendi muita coisa, principalmente no que diz respeito à disciplina. Parabenizo a todos. O nosso país precisa muito dos senhores”, declarou o vereador Bispo José Luiz, salientando que serviu ao exército pelo estado do Rio de Janeiro e só saiu da instituição para seguir o caminho religioso no ministério.

Ainda que o Brasil desfrute de uma situação de paz há décadas, Melca Farias, presidente da Associação Comercial da Paraíba, lembrou a importância da comemoração da data. “Eu poderia falar por horas, detalhando as ações do Exército Brasileiro. Poderia ressaltar a proteção causada pelo seu simples existir em suas potencialidades. Para a certeza de nossa soberania e democracia, que está sendo extremamente atacada nos últimos tempos. Mas vou me deter a uma analogia, que foi a que me pareceu mais apropriada: o trabalho do Exército Brasileiro em nossas vidas é como o oxigênio. A gente não o percebe, mas não vive sem ele. Não está visível diante de nós. No dia a dia, não sentimos sua interferência, mas é exatamente por ele estar presente, cumprindo seu papel, que não nos damos conta. (…) Em nome de todo o setor produtivo da Paraíba, tenho o dever de gratidão, de reconhecer publicamente a imprescindível competência do nosso Exército”.

Integrantes do Exército na Paraíba agradecem a homenagem

O comandante do Primeiro Grupamento de Engenharia na Paraíba, general da Brigada Guilherme Langaro Bernardes, agradeceu pela homenagem e revelou-se honrado por participar da solenidade. “São quase quatro séculos dedicados ao exercício de defesa da pátria e ao povo brasileiro. O episódio de Guararapes é, por nós soldados de Caxias, consagrado como a gênese do exército e da nacionalidade brasileira. A partir daquele 19 de abril de 1648 renova-se a cada ano o compromisso da instituição de integrar o devotamento ao país, da defesa de sua soberania, e suas instituições, e da liberdade, sagrados ideais do povo brasileiro. Agradeço por essa homenagem desta Casa. O meu muito obrigado!” discursou.

O Coronel Carlos Dantas expressou sua alegria com o retorno das sessões em comemoração às datas importantes referentes ao exército brasileiro. “Nesta data, homenageamos a força pelos 374 anos de existência. Estou há quase nove anos desempenhando essa função de assessor parlamentar do Grupamento de Engenharia e todos os anos nós temos realizado, aqui na Casa, o Dia do Exército, e, na Assembleia Legislativa, o Dia do Soldado, em homenagem ao nosso Duque de Caxias. No período da pandemia, não foi possível a realização desse evento, e hoje estamos retomando essas sessões solenes”, explicou. Ele ainda aproveitou a ocasião para dar boas-vindas ao general Bernardes: “Ele fez parte da equipe do Grupamento de Engenharia anos atrás e hoje retorna como nosso comandante. Que a gente possa manter essa parceria com a Câmara dos Vereadores, com essa equipe maravilhosa”.

Secom/CMJP

Câmara de João Pessoa comemora os 374 anos do Exército Brasileiro Câmara de João Pessoa comemora os 374 anos do Exército Brasileiro Reviewed by Marcone Campos on 05:15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.