recent posts

banner image

ALPB e CMJP realizam sessão especial em alusão ao Maio Amarelo

 


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizaram sessão conjunta, na tarde desta terça-feira (03), em comemoração ao Maio Amarelo, movimento criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

O evento, realizado de forma híbrida, foi proposto pelo deputado estadual Taciano Diniz e pelo vereador Marcos Henriques. O Movimento Maio Amarelo, esse ano tem como tema ‘Juntos Salvamos Vida’. Segundo Taciano Diniz, o alto índice de acidentes no trânsito é um assunto preocupante e deve ser debatido para chamar a atenção da sociedade.
“A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente engajar-se em ações e propagar o conhecimento, para salvar vidas no trânsito”, disse Taciano.
WhatsApp Image 2022-05-03 at 18.22.59O vereador Marcos Henriques lembrou que está em debata na Câmara Municipal de João Pessoa a elaboração do novo Plano Diretor da cidade, com o foco de diminuir acidentes e de proporcionar ao cidadão transporte de qualidade. Sobre os acidentes de trânsito, o vereador afirmou que a “discussão não se acaba e não se resume apenas a uma simples questão de educação, mas todo um desdobramento de proporcionar uma condição de vida melhor para a população”.
Para Frederico Carneiro, secretário Nacional de Trânsito, as campanhas mais recentes de conscientização vêm conseguindo reduzir gradativamente os acidentes e as mortes no trânsito. “Isto é reflexo de que essas ações de campo nas pistas, nas rodovias, nas vias urbanas, surtem efeito. A gente precisa entender que a questão não deve ser tratada só no mês de maio. É preciso tornar essas ações permanentes, perenes, em todo país, em cada via, em cada Rodovia do nosso Brasil”, disse
O superintendente executivo da Polícia Federal na Paraíba, Davi Marcelo Galdino, defendeu a importância do trabalho em conjunto entre o Poder Público e os órgãos responsáveis pela fiscalização e aplicação das leis de trânsito. ”Acho que essa integração é muito importante. Se nós conseguimos, através da educação, na consciência de cada cidadão o que ele pode causar ao sair com seu veículo de casa, o impacto negativo que ele pode causar pela sua conduta e que ele, ao mesmo tempo pode trazer segurança para a sua família e dos usuários do trânsito, já será uma grande conquista”, observou.

WhatsApp Image 2022-05-03 at 18.23.00
Durante a sessão especial, a integrante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Abimadabe Vieira, recebeu um voto de aplauso concedido pelos relevantes serviços prestados à população paraibana, através da realização da Semana Nacional de Segurança no Trânsito de 2021. Ela destacou as ações do movimento e exibiu um filme chamando a atenção para o uso do celular, que atualmente é um dos maiores causadores de acidentes no trânsito.
O superintendente executivo de mobilidade urbana de João Pessoa, Marcos Souto Maior parabenizou a ALPB e a CMJP pela iniciativa. “O momento é de atenção e de reflexão. As estatísticas são caóticas. Somente em João Pessoa, no ano de pandemia, tivemos uma média de 38 acidentes por dia. Uma média de duas pessoas mortas por dia no Estado em 2020. Em 2022, nos primeiros três meses morreram 196 pessoas no trânsito. Os números no trânsito ainda são muito preocupantes e a nossa responsabilidade é de salvar vidas”, ressaltou.

Também compuseram a mesa da solenidade o diretor do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa; Laércio Bragante; gerente executivo de Transportes do DER/Paraíba, Fleming Cabral; superintendente da Semob de Cabedelo, Inácio Moraes; além do deputado Jeová Campos, que secretariou os trabalhos, e diversas autoridades públicas e representantes de entidades ligadas à mobilidade urbana no estado da Paraíba.

Secom/ALPB

ALPB e CMJP realizam sessão especial em alusão ao Maio Amarelo ALPB e CMJP realizam sessão especial em alusão ao Maio Amarelo Reviewed by Marcone Campos on 05:24 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.