recent posts

banner image

Secretaria de Saúde realiza IV Conferência Municipal de Saúde Mental


 A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CSM), realiza nesta quarta (27) e quinta-feira (28) a IV Conferência Municipal de Saúde Mental. A abertura acontece na quarta-feira, com o credenciamento a partir das 17h, no Teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. Já quinta, a programação tem início às 8h e segue até as 17h.

Este ano o tema da Conferência é ‘A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’. Dentro do tema, os participantes estarão divididos em quatro eixos: Eixo I - Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Eixo II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo III - Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Eixo IV - Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.“A política de saúde mental que temos hoje foi construída ao longo de quatro conferências nacionais, sendo a primeira em 1987. Toda a rede que temos foi construída através desses espaços, em debates com a população, com os trabalhadores e, a partir dessa nova conferência nosso objetivo é potencializar e melhorar a assistência de saúde mental prestada na nossa Capital”, comentou o coordenador da Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Vinícius Suares.Participarão da IV Conferência Municipal de Saúde Mental os delegados eleitos durante as etapas distritais, que aconteceram no mês de março. Esses delegados são usuários, trabalhadores da saúde e gestores do SUS da Capital. Também nas etapas distritais é que foram construídas as propostas, dentro de cada eixo temático, que serão discutidas mais amplamente nessa Conferência Municipal. Ao todo foram elaboradas 32 propostas por Distrito Sanitário.A partir da Conferência Municipal serão definidos delegados e propostas que serão levadas à V Conferência Estadual de Saúde Mental, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de julho deste ano.

Secom/JP
Secretaria de Saúde realiza IV Conferência Municipal de Saúde Mental Secretaria de Saúde realiza IV Conferência Municipal de Saúde Mental Reviewed by Marcone Campos on 04:21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.