recent posts

banner image

Prefeitura realiza evento em comemoração ao 39º aniversário do bairro de Mangabeira


 A Prefeitura de João Pessoa realiza nesta sexta-feira (22) evento em alusão ao 39º aniversário do bairro de Mangabeira, comemorado neste sábado (23). Em estrutura montada na Rua Elias Pereira de Araújo, ao lado do Mercado Público, as atividades gratuitas serão oferecidas das 6h às 11h.

O dia começa com as atividades do grupo ‘Saúde em Movimento’, composto por educadores físicos da Secretaria de Educação e Cultura Municipal (Sedec), às 6h; seguido das apresentações do Trio Pé de Serra do Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, às 7h; Forrozão Bom que Só, às 9h; e da dupla Os Neiffs, às 10h.

A Caravana do Cuidar, projeto itinerante promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), também estará na programação oferecendo serviços de atualização e cadastro do Auxílio Brasil, com equipes do CadÚnico e do Cras Mangabeira; atendimentos do programa Acessuas Trabalho; Criança Feliz; Sine-JP; Procon-JP; Ouvidoria; e Você Prefeito. Além do serviço de saúde oferecido pelo Odontomóvel; a emissão de CPF e do RG pelo Programa Cidadão, do Governo do Estado; e os serviços de embelezamento oferecidos e os serviços de embelezamento oferecidos pela Federação Paraibana de Associações Comunitárias (Fepac). Tudo isso acontece das 8h às 11h.

Parcerias – Estão envolvidas no evento a Secretaria de Direito Humano e Cidadania (Sedhuc), a Secretaria de Saúde (SMS), a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Participação Popular (Sepp), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Gestão Governamental (Segov), Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), a Secretaria Executiva da Transparência Pública da Prefeitura de João Pessoa (Setramp), e a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba (Sedh). Além do Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena e da Federação Paraibana de Associações Comunitárias (Fepac).

História – Segundo dados históricos, Mangabeira comemora aniversário duas vezes no ano, sendo o dia 16 de junho a data de fundação do bairro, que aconteceu em 1983 com o nome Conjunto Habitacional Tarcísio de Miranda Burity. E o dia 23 de abril faz referência ao surgimento do conjunto habitacional que, conforme as histórias contadas pelos moradores mais antigos do bairro, a data foi criada por um líder comunitário que fazia aniversário no mesmo dia. E seguiu com o nome que conhecemos hoje, em homenagem a uma fazenda da região que cultivava mangaba.

Mangabeira se destaca por ser um dos bairros mais populosos de João Pessoa, sendo um grande ponto de comércio, com a segunda maior avenida comercial da cidade, a Josefa Taveira, e de serviços como escolas, bancos, serviços de saúde, ginásios poliesportivos, cartórios, Fórum, shopping, praças, além do Mercado Público de Mangabeira, o segundo maior da cidade.

E a gestão municipal segue fazendo grandes investimentos no bairro, a exemplo de atividades educativas nas escolas; oficinas nas Cozinhas Comunitárias; realização de Audiência Pública com o programa ‘Você Prefeito’, que estabelece o diálogo entre os moradores e a gestão; serviços de zeladoria realizados pela Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); melhorias estruturais no Ortotrauma de Mangabeira; além das  assinaturas de ordem de serviço para calçamento, drenagem e padronização de calçadas, e  obras de reforma em escolas do bairro, que vão beneficiar moradores da região.

S1

Prefeitura realiza evento em comemoração ao 39º aniversário do bairro de Mangabeira Prefeitura realiza evento em comemoração ao 39º aniversário do bairro de Mangabeira Reviewed by Marcone Campos on 05:46 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.