recent posts

banner image

Câmara Jovem aborda menor índice de adesão de jovens eleitores brasileiros com primeiro título em 30 anos


 O mês de março está terminando e o Brasil registrou que apenas 10% dos jovens entre 16 e 17 anos, aptos a votar nas eleições de outubro deste ano, tiraram o título de eleitor, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No país, seguindo o artigo 14 da Constituição Federal, a partir dos 18 anos o voto se torna obrigatório, e aos 16 é opcional, o que justificaria, em parte, o marco de menor índice que se tem registro em 30 anos, quando se iniciou a contabilização.

É com esse tema que a apresentadora Suely Gonçalves conduzirá o episódio inédito do programa Câmara Jovem desta quarta-feira (13), que vai ao ar às 19h30, com reprise durante a programação da TV Câmara JP (canal aberto digital 6.2; canal 23 da TV a cabo Net), e no canal do YouTube da emissora (/tvcamarajp).

Semana do Jovem Eleitor

Uma mobilização nacional tem acontecido em decorrência da apatia dos jovens para a emissão do título eleitoral. A campanha conta com o apoio de personalidades que fazem parte do contexto de uma nova geração de eleitores. O objetivo é incentivar maiores de 15 e menores de 18 anos a tirar o primeiro título até o dia 2 de outubro e participar do processo eleitoral. Além do TSE, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) se engajaram em uma campanha que promovia a Semana do Jovem Eleitor, que aconteceu de 14 a 18 de março. Na ocasião, foram empenhados esforços de influenciadores e dos tribunais nas redes sociais.

Entre os famosos que se manifestaram através das redes, estão a influenciadora digital Camilla de Lucas, as cantoras Juliette e Anitta e o ator Mark Ruffalo, mais conhecido pelo papel de Bruce Banner (Hulk) nos filmes da Marvel, que respondeu a uma publicação de Anitta sobre o tema.

O resultado do movimento foi a emissão de 96.425 novos títulos para jovens eleitores.

O prazo para tirar o título segue até o próximo dia 4, podendo o documento ser emitido através do sistema Título Net, no site do TSE, ou em cartórios eleitorais. Jovens a completar 16 anos até o dia 2 de outubro, dia da eleição, estão aptos a votar.

Secom/CMJP

Câmara Jovem aborda menor índice de adesão de jovens eleitores brasileiros com primeiro título em 30 anos Câmara Jovem aborda menor índice de adesão de jovens eleitores brasileiros com primeiro título em 30 anos Reviewed by Marcone Campos on 05:31 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.