recent posts

banner image

Assembleia alerta população para prevenção à Hipertensão Arterial


 A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) chamou atenção da população paraibana para a prevenção à hipertensão arterial. Celebrado nesta terça-feira (26 de abril), o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial serve como alerta sobre os perigos causados pela doença.

 Durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira, a deputada Jane Panta, que é médica, destacou a importância da descoberta precoce da doença para o tratamento. Ela também convidou os paraibanos a cuidarem da saúde e, principalmente, estarem atentos aos sinais de hipertensão arterial.

“Hoje, dia 26 de abril, é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Se você tem sua pressão, em várias medidas, em 14 x 9, ‘acenda a luzinha vermelha’. Uma hipertensão arterial não tratada, não diagnosticada, pode paralisar os rins, pode levar ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), pode gerar vários outros problemas de saúde incapacitantes. Mais do que uma doença, a hipertensão arterial é um problema de saúde pública e precisa ser prevenido e controlado”, alertou a parlamentar.

 Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão arterial mata mais de 10 milhões de pessoal no mundo, anualmente. No Brasil, cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, na Paraíba cerca de 700 mil pessoas sofrem de pressão alta.

 

 A identificação e o tratamento precoces reduzem a mortalidade por causas cardiovasculares. A Hipertensão Arterial pode estar relacionada a 80% dos casos de AVC e 60% dos casos de infarto. Hipertensos, assim como outros cardiopatas e portadores de doenças crônicas, têm possibilidade de maiores complicações pela covid-19.

 De acordo com a SBC, para prevenir o sistema circulatório dos malefícios da doença é preciso ter uma vida saudável; boa alimentação, restringir o sal, manter bom peso, evitar vida ociosa, realizar atividade física, controlar o stress, excesso de trabalho e ansiedade.

Assembleia alerta população para prevenção à Hipertensão Arterial Assembleia alerta população para prevenção à Hipertensão Arterial Reviewed by Marcone Campos on 14:50 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.