recent posts

banner image

Análise: Putin está mudando sua estratégia, e o Ocidente deve fazer o mesmo

 Na opinião do analista diplomático Michael Bociurkiw, é hora do Ocidente assumir uma posição mais agressiva contra a Rússia


O que já foi uma das capitais mais bonitas e prósperas da Europa foi transformada ao longo de semanas de agressão russa em uma cidade fantasma assustadora. Monumentos aos fundadores de Kiev e notáveis ​​líderes culturais ucranianos foram fechados com tábuas para protegê-los da destruição.

Em frente à Universidade Nacional Taras Shevchenko de Kiev, uma estátua de seu poeta ucraniano homônimo está completamente escondida atrás de andaimes de proteção. Enquanto isso, o prédio de tijolos vermelhos da universidade é protegido por sacos de areia e guardas armados, sem nenhum professor ou aluno à vista.

Normalmente sob o olhar de Shevchenko, especialmente nesta época do ano, os alunos podem ser vistos no parque socializando ou se aglomerando para as aulas.

Ainda que a vida esteja voltando lentamente para Kiev, provavelmente levará meses até que seja algo parecido com a normalidade. Seja a capital, que parece uma cidade em coma induzido – ou as cidades bombardeadas de Bucha e Borodyanka, que agora são cenas de crimes em massa – é claro que as chamadas sanções ocidentais mordazes não foram capazes de deter o ataque de Putin.

Até que a Ucrânia receba o armamento avançado que pediu, essa destruição deliberada do país – incluindo muitos de seus preciosos ícones culturais e religiosos – continuará.

A chave será orientar uma política ocidental fracassada de apaziguamento para enfrentar a agressão de Putin com uma resposta militar muito mais robusta. Isso inclui dar aos ucranianos a capacidade de proteger seus próprios céus com baterias antimísseis.

Mesmo aqui em Kiev, no centro-norte da Ucrânia, há lembretes diários do longo alcance da agressão russa, com frequentes sirenes de ataques aéreos enviando os poucos moradores que permanecem para abrigos antiaéreos.

Enquanto Moscou tiver a capacidade de enviar mísseis de cruzeiro mortais de longo alcance para qualquer lugar no território ucraniano, nenhuma cidade ou vila pode ser declarada segura.

CNN Brasil

Análise: Putin está mudando sua estratégia, e o Ocidente deve fazer o mesmo Análise: Putin está mudando sua estratégia, e o Ocidente deve fazer o mesmo Reviewed by Marcone Campos on 14:42 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.