recent posts

banner image

Sessão especial da CMJP celebra o Dia Internacional da Mulher


 Na ocasião, também foram entregues os diplomas Ednalva Bezerra a diversas mulheres de destaque na Paraíba

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quarta-feira (16) uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (celebrado em 08 de março). Na ocasião, também foi entregue o Diploma Ednalva Bezerra a mulheres de destaque da Paraíba.

A vereadora Eliza Virgínia (PP) que presidiu a sessão especial em homenagem às mulheres, falou sobre a alegria de celebrar o Dia Internacional da Mulher, mesmo a data tendo sido criada pelo movimento feminista. “As mulheres devem estar onde se sentem bem, sabendo que as escolhas que elas fazem é que irão ditar as consequências do que elas irão passar”, afirmou.

Nena Martins, jornalista e secretária de políticas públicas para as mulheres de João Pessoa, disse que as mulheres sofrem todo tipo de violência, que na maioria das vezes parte dos próprios companheiros. “Precisamos ter mais mulheres na política para lutar por todas nós, porque lugar de mulher é aonde ela quiser, independentemente de qualquer coisa”, acrescentou.

A presidente da Associação Comercial da Paraíba, Melca Farias, citou que ainda é preocupante o fato de que muitas mulheres vivam em situação de vulnerabilidade. “Precisamos colocar em prática as palavras atitude e movimento para que possamos mudar a realidade das mulheres que não conseguem ter a oportunidade de ocupar os espaços de poder e se nós não conseguirmos isso, não estaremos fazendo nada do nosso papel na sociedade civil”, destacou.  

A ex-vereadora Helena Holanda argumentou que ao mesmo tempo em que ser mulher é algo especial, há uma controvérsia nesse aspecto. “As mulheres são vítimas das próprias mulheres, em todas as instâncias e em todas as profissões e quando uma deixar de ser concorrente da outra, aí sim nós todas alcançaremos ainda mais espaços, sendo ainda mais valiosas”, pontuou.

Também participaram da sessão especial a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba, Valéria Rocha, entre outras.

Diploma Ednalva Bezerra

A sessão especial realizou a entrega dos Diplomas Ednalva Bezerra a mulheres de destaque e representatividade da Paraíba. A cerimônia de entrega foi presidida pelo vereador Marcos Henriques (PT) que afirmou que a entrega da honraria possui um significado simbólico muito forte, pois recebe o nome de uma das grandes mulheres da cidade de João Pessoa e da Paraíba. “Ednalva foi sindicalista e filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de feminista, e é através das lutas de mulheres como ela que devemos realizar moções como essa”, disse.

Receberam o diploma Ednalva Bezerra, Laurecy Penaforte (uma das fundadoras do Centro Márcia Barbosa e diretora do SINTEP); Odaci de Oliveira Santos (moradora e militante da comunidade Porto do Capim); Amanda Rodrigues (empresária); Priscila de Alencar (secretária estadual das mulheres do PT); Vilma Mendonça (professora doutora de Literatura da UFPB) e Lígia Pedrosa (economista e assessora parlamentar).

Secom/CMJP

Sessão especial da CMJP celebra o Dia Internacional da Mulher Sessão especial da CMJP celebra o Dia Internacional da Mulher Reviewed by Marcone Campos on 03:14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.