recent posts

banner image

Equipe do Hospital Santa Isabel se engaja no atendimento humanizado aos pacientes


 Humanizar cada vez mais o atendimento ao paciente, auxiliando no seu bem-estar e recuperação. Esse é o objetivo do banho de sol, prática adotada pelos profissionais do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) no tratamento dos pacientes internos. E os benefícios para os pacientes são inúmeros. Além de minimizar os efeitos da internação, a prática fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, aumenta a produção de vitamina D, diminui riscos de depressão, regula o sono, entre outros aspectos.

“Retirar o paciente do ambiente hospitalar, seja leito, enfermaria ou até mesmo UTI e levá-lo ao ambiente externo, além de acelerar o tratamento, estreita a relação entre o paciente e a equipe multidisciplinar”, explica Cybelle Bandeira, coordenadora da equipe de Fisioterapia.

A atividade é desenvolvida em equipe. Além da fisioterapia, enfermeiros, técnicos e outros vários profissionais atuam diretamente no passeio. “O banho de sol revigora o paciente, o que faz ele ter um novo ânimo para continuar o tratamento, que por muitas vezes, envolve um período prolongado de reabilitação”, reforça Cybelle.

Podem tomar banho de sol os pacientes com estabilidade hemodinâmica, que estejam respirando espontaneamente e desfrutem de boa pressão e frequência cardíaca. Os banhos geralmente acontecem nas sacadas e pátio do hospital e podem durar até 15 ou 20 minutos, como ocorreu com o paciente Vicente Alves do Espírito Santo, que está internado na UTI Geral São Lucas, do Hospital Santa Isabel. Durante o banho de sol, ele foi acompanhado pelo fisioterapeuta Ítalo da Silva Souza.

Existem casos em que o paciente fica na cadeira de rodas, outros a gente coloca em bipedestação (em pé), além de alguns que fazem, sob acompanhamento, uma leve caminha”, disse a fisioterapeuta.

Secom/JP 

40-840c-9e9d-55b68a00503a/19.03.22_Santa_Isabel_humanização_Banho_de_sol.doc

Equipe do Hospital Santa Isabel se engaja no atendimento humanizado aos pacientes Equipe do Hospital Santa Isabel se engaja no atendimento humanizado aos pacientes Reviewed by Marcone Campos on 03:34 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.