recent posts

banner image

Dia Internacional da Síndrome de Down é discutido em sessão especial na CMJP

 


Solenidade reuniu representantes de diversas instituições que atuam com pessoas com a síndrome na Paraíba

O Dia Internacional da Síndrome de Down comemorado nesta segunda-feira (21), foi marcado por sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A solenidade reuniu representantes de diversas instituições que atuam com pessoas com síndrome de down em João Pessoa e na Paraíba.

A sessão foi proposta pelo vereador Marmuthe Cavalcante (PSL) que falou sobre a importância de debater o tema. “O objetivo é chamar atenção da população para a promoção de alternativas para ampliar e fortalecer a inclusão e a visibilidade desse segmento. Essa tem sido uma das principais bandeiras de luta do nosso mandato e vale salientar que a síndrome de down não é uma doença e sim uma alteração genética que acontece na divisão celular do óvulo, resultando em um par a mais do cromosso 21”, afirmou.

Marmuthe acrescentou que segundo dados do IBGE, o Brasil possui cerca de 300 mil pessoas com síndrome de down. “A Paraíba ainda sofre com a subnotificação, carecendo ainda de um censo mais robusto, completo e atualizado e em João Pessoa é da mesma forma. Por isso, produzimos e aprovamos na CMJP a lei 3.327\2016 da nossa autoria que institui o cadastro municipal de pessoas com síndrome de down e a lei municipal 3.328\2016 que obriga os hospitais a registrar e comunicar as entidades que desenvolvem e atendem pessoas com deficiência acerca do nascimento de crianças com síndrome de down, entre outros projetos”, assegurou.

A representante do Instituto Primeiro Olhar, Thaise Dantas, falou que o Dia Internacional da Síndrome de Down é de extrema importância para expor as necessidades, para que políticas públicas possam ser criadas para esse grupo específico que necessita de muitas demandas, sobretudo as relacionadas à saúde e educação”, destacou.

Simone Jordão, diretora da Funad (Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência), falou que a Paraíba, segundo o último censo do IBGE, é o segundo estado do Brasil com percentual de pessoas com deficiência. “Temos uma rede de reabilitação no nosso estado, com serviços em 14 municípios da Paraíba que foram habilitados pelo Ministério da Saúde para atender pessoas com síndrome de down e o que essas pessoas precisam de fato é acesso a serviços de reabilitação e estimulação precoces”, assegurou.

Instituições

A sessão especial também reuniu a representante do grupo de mães T 21, Mariléia Felinto, o governador do distrito LA5 do Lions Clube João Pessoa, Wilson Coronisato, a ex-vereadora Helena Holanda, a representante da Associação Ame Down, Edineide Jesine, entre outros.

Secom/CMJP

Dia Internacional da Síndrome de Down é discutido em sessão especial na CMJP Dia Internacional da Síndrome de Down é discutido em sessão especial na CMJP Reviewed by Marcone Campos on 15:08 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.