recent posts

banner image

Câmara Aberta desta terça-feira (29) fala sobre autismo


 Na Semana Mundial de Conscientização do Autismo, a jornalista Michelle Sousa, bate um papo com a fundadora do Grupo Autismo Tratável, psicóloga Sâmara Rached, no programa Câmara Aberta. Na entrevista, que vai ao ar na TV Câmara JP, a partir das 19h desta terça-feira (29), a especialista fala sobre os pormenores deste transtorno que modifica o cotidiano das famílias afetadas. 

Em 2022, a Semana se estende de 28 de março a 2 de abril, que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para entender melhor o tema, o programa vai tentar responder as seguintes questões: como identificar? Como entender as mudanças que uma família precisa lidar com um autista? Além disso, o programa abordará as leis que a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) já aprovou voltadas a esse público e os avanços nos tratamentos e na inclusão desses indivíduos na sociedade. 

O programa também pode ser assistido no canal do YouTube da emissora (/tvcamarajp).

Vereadores legislam sobre o tema 

Todos os anos o tema é detido no plenário da CMJP e os parlamentares sempre estão atentos à questão apresentando matérias sobre o assunto tais como as seguintes leis: a 12.514/2013, que   reconhece a pessoa com autismo como portadora de deficiência, para fins de fluição dos direitos assegurados pela Lei Orgânica do Município de João Pessoa, de autoria do vereador Zezinho Botafogo (Cidadania); a 13.479/2017, que proíbe a cobrança de valores adicionais, sobretaxa para matricula ou mensalidade de estudantes portadores de síndrome de donw, autismo, transtorno invasivo do desenvolvimento e outras síndromes, proposta pelo vereador Luís Flávio (PSDB); a 13868/2019, que autoriza o Poder Executivo a estabelecer convênios com diferentes entidades especializadas no tratamento e acompanhamento de pessoas com autismo e a emenda ao Orçamento de 2021, no valor de R$ 50 mil para capacitação do profissionais da rede municipal da Capital paraibana para atuação educacional com pessoas com autismo, ambas do líder do governo na Câmara, vereador Bruno Farias (Cidadania).

Dia de Conscientização

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007. O objetivo da data é alertar as sociedades e governantes sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por ‘Transtornos de Espectro Autista’ (TEA). Os sintomas do autismo em seus variados graus podem variar de fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e de relacionamento. Vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Secom/CMJP

Câmara Aberta desta terça-feira (29) fala sobre autismo Câmara Aberta desta terça-feira (29) fala sobre autismo Reviewed by Marcone Campos on 14:52 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.