recent posts

banner image

Secretaria de Saúde realiza pré-cadastro de pessoas que aguardam por cirurgias eletivas neste sábado


 A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) realiza, neste sábado (19), uma busca ativa para o pré-cadastro das pessoas que estão na fila aguardando por cirurgias eletivas na rede municipal de saúde. A atividade é uma junção dos programas Opera JP e Regulação Itinerante e acontecerá no Centro Cultural de Mangabeira, das 8h às 12h. 

 Podem participar da ação os usuários que moram no bairro de Mangabeira e/ou em regiões próximas e aguardam a realização de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A exceção são os usuários que aguardam por cirurgias ortopédicas, para estes não é necessário o recadastramento. Para realização do pré-cadastro o interessado deve estar portando documento de identidade com foto, cartão SUS, comprovante de residência e todos os encaminhamentos e exames realizados para a cirurgia e/ou diagnóstico da patologia. Após passar pelo cadastro inicial, o usuário será atendido por um médico que fará a avaliação clínica e indicará se é necessária a atualização dos exames pré-operatórios e/ou a realização de novos exames. Caso o médico indique a necessidade de novos exames, o usuário já receberá o encaminhamento com a marcação feito pela equipe da Regulação que estará presente no local. Caso esteja tudo certo com os exames, o usuário deverá aguardar o agendamento do pré-operatório, que no momento oportuno será informado pela equipe da Central de Regulação da SMS. “Queremos identificar todos que precisam de cirurgias eletivas, não importa se aguarda há anos ou há dias, vamos realizar o pré-cadastro que nos ajudará com o planejamento junto aos hospitais e a ordem de atendimento para realizar a cirurgia desses pacientes no ‘Opera JP’. É importante destacar que com esse pré-cadastro estaremos avaliando as prioridades para as cirurgias de acordo com o quadro clínico de cada paciente”, explica a diretora de Regulação da SMS, Ana Giovana Medeiros. A SMS realizará a busca ativa ao longo das próximas semanas nos maiores bairros da Capital, para facilitar o acesso aos usuários. “Estamos nos organizando para atender aos bairros mais populosos e as regiões circunvizinhas, dessa forma, o usuário não precisa se deslocar em grandes distâncias, para isso, já temos um calendário para os próximos dias e locais e, além deste sábado, estaremos com equipes para fazer esse recadastramento também no dia 23 de fevereiro, próxima quarta-feira, na Policlínica Municipal do Cristo”, destaca Ana Giovana. Opera JP – O programa Opera João Pessoa surge da necessidade de ampliação da oferta aos serviços de cirurgias eletivas, baseado na identificação da demanda reprimida e redução de filas de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos. As áreas com maiores demandas são Cirurgia geral, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Cirurgia Vascular e Proctologia.Dentro do programa deverão ser realizadas cirurgias de diversas especialidades tanto nas unidades hospitalares administradas pela Prefeitura de João Pessoa quanto nos hospitais conveniados com a rede pública municipal, por meio do SUS.

Secom/JP  
Secretaria de Saúde realiza pré-cadastro de pessoas que aguardam por cirurgias eletivas neste sábado Secretaria de Saúde realiza pré-cadastro de pessoas que aguardam por cirurgias eletivas neste sábado Reviewed by Marcone Campos on 04:03 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.