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Prefeitura de João Pessoa oferta 280 vagas em curso de Microempreendedor Individual


 A Prefeitura de João Pessoa segue apoiando e oferecendo capacitação para os pequenos empreendedores. O Acessuas Trabalho, programa nacional de promoção do acesso ao mundo do trabalho gerido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), em parceria com o programa Qualifica Mais Progredir, do Governo Federal, está ofertando 280 vagas para curso de Microempreendedor Individual (MEI). O curso é voltado aos usuários cadastrados no Cadúnico, que já têm seu negócio ou que pretendem empreender.

 De acordo com dados da Receita Federal, divulgados pelo Sebrae nesta semana, cerca de 98% das empresas abertas em 2021, na Paraíba, são de pequenos negócios, um total de 47.699 novos pequenos negócios. Uma variação de 44% se comparado ao ano de 2020, em que 33.211 pequenos negócios foram abertos no estado. O curso reforça a importância da formalização profissional, orientando os alunos sobre o registro de Microempreendedores Individuais (MEI), e tem como produto final a elaboração de planos de negócio ou planos de aplicação de recursos, potencializando a interface com outras políticas públicas do Governo Federal. Nas aulas, os alunos vão aprender sobre orientações para formalização de MEI; controles financeiros; orientação para acesso a crédito; propaganda e marketing; melhoria de produtos e serviços; uso de redes sociais e ferramentas digitais; atendimento ao cliente; conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo. O curso será realizado de forma presencial no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no campus de João Pessoa, na Av. Primeiro de Maio, 720, no bairro de Jaguaribe. A carga horária é de 160 horas e os alunos terão direito a assistência estudantil, valor pago por hora/aula assistida, recebido por meio da Bolsa-Formação, regida pela Lei nº 12.513/2011. Podem participar as pessoas com 18 anos ou mais e que tenham concluído o ensino fundamental. Inscrições – As inscrições devem ser realizadas até o dia 14 de março na sede do Acessuas Trabalho, que fica na Rua Professor Sizenando Costa, 57, no bairro do Roger. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. E nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de cada bairro. Em caso de dúvidas, entrar em contato com as equipes do Acessuas Trabalho pelo telefone 3214-3112 ou e-mail acessuasjp@outlook.com. Documentação Necessária para inscrição:– Identidade (RG);– CPF;– Comprovante de nível de escolaridade completo (Declaração, Histórico ou Certificado), constando nome da escola/instituição e ano de conclusão;– Certidão de casamento ou nascimento;– Comprovante de residência;– Comprovante de dados bancários (Banco, Agência, Conta e Tipo da Conta);– Comprovante contendo o número de Identificação Social (NIS/PIS);– Certificado de Alistamento Militar – CAM ou Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI (Para candidatos do sexo masculino);– Comprovante de quitação Eleitoral (Disponível em: http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);– Cópia da carteirinha de vacinação contra a Covid-19.

Secom/JP
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