recent posts

banner image

Prefeitura de João Pessoa implementa política pública inédita no Brasil com ensino de Cinema para jovens

 Jovens do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) integram a primeira turma da oficina básica de produção audiovisual ‘Descobrindo Novos Horizontes Através do Cinema’, que tem como objetivo reverter a medida socioeducativa em oportunidade no mercado de trabalho. Em uma iniciativa inédita no Brasil, implementada pela Prefeitura de João Pessoa, os alunos passam a substituir a Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) pelas aulas de cinema.

 Neste primeiro momento, quatro alunos do Creas II foram selecionados e nesta quinta-feira (10) apresentaram o trabalho de conclusão de curso: o documentário “Pra Tudo Tem Jeito”.  O evento ocorreu no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho. O vice-prefeito Leo Bezerra esteve presente no evento e parabenizou os alunos, destacando que a Prefeitura está preparada para acolher e dá novas oportunidades. “Vamos deixar o passado para trás e continuar de cabeça erguida. Nós queremos mostrar uma João Pessoa cada vez melhor, e são parcerias como estas que vão fazer a diferença”, destacou. A iniciativa é colocada em prática pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). Durante as aulas, que aconteceram nas segundas, quartas e sextas, durante o mês de dezembro, os alunos produziram o curta-metragem inspirado nas próprias experiências na comunidade, com suas adversidades e desafios. Uma oportunidade para os alunos acompanharem a reação do público a um trabalho realizado com tanta dedicação. “Estamos muito felizes com essa conquista e sei que isso é só o início. Começamos com uma turma de quatro alunos e agora já temos procura para formar novas turmas, isso é muito gratificante”, ressaltou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha.O diretor de cinema Lúcio César Fernandes, um dos professores da oficina, explica que a ideia principal do projeto é contribuir para mudança de perspectiva em um cenário de poucas oportunidades. “É completamente possível que no futuro muitos desses jovens possam estar trabalhando de assistente em diferentes áreas como cenografia, maquinaria, elétrica, produção, entre outros. Então, essa oficina se presta para mostrar para esses jovens novas opções, que podem se transformar em novas profissões”, destacou. Os alunos aprenderam de forma prática todos os processos da produção de um material audiovisual, do roteiro até a
edição final; o papel de cada profissional; os materiais usados para gravação, como câmera, tripé, gravador e iluminação.
 “Eu era muito envergonhada, não mexia com nada desses equipamentos. Eu estava perdida e no começo foi bem difícil, até por conta da minha filha, mas depois foi muito bom. Não queria nem que acabasse”, relatou uma das alunas da oficina. E toda essa experiência proporcionou novas oportunidades para os alunos, que precisaram enfrentar os próprios desafios. “Me sinto muito importante, porque eu estava em uma fase muito difícil. Assim que chegou esse curso, minha vida mudou. Esse tempo que passei aprendendo foi muito importante para mim. Eu ficava ansiosa para os dias de aula”, relembrou a concluinte do curso. A juíza da 2ª Vara da Infância e Juventude de João pessoa, Antonieta Maroja, também participou da cerimônia de conclusão do curso e destacou a importância da iniciativa da Prefeitura de João Pessoa para reinserção dos adolescentes na sociedade. “A conclusão dessa oficina é a efetividade de uma política pública para esses jovens que vivem em situação de vulnerabilidade e que finalmente tiveram, através dessa iniciativa, a oportunidade de acreditar que são capazes de ganhar a vida pelo próprio esforço. Esse é o poder transformador da medida socioeducativa, que é o que a gente sonha poder entregar a cada adolescente que passa pela sala de audiência depois de cometer um ato infracional”, comentou.

Secom/JP
Prefeitura de João Pessoa implementa política pública inédita no Brasil com ensino de Cinema para jovens Prefeitura de João Pessoa implementa política pública inédita no Brasil com ensino de Cinema para jovens Reviewed by Marcone Campos on 04:15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.