recent posts

banner image

Nacional de Patos completa 60 anos de história


 O Nacional Atlético Clube de Patos, comemora nesta quinta-feira, 23 de dezembro, 60 anos de existência.

Única equipe de Patos a vencer o Campeonato Paraibano da Primeira Divisão, o Verdão Maravilha foi fundado em 23 de dezembro de 1961, quando um grupo de funcionários dos correios resolveu formar a equipe, que utilizou seu primeiro uniforme as cores verde e amarelo, porteriormente passando para as atuais verde e branco.

O alviverde patoense iniciou a sua trajetória futebolística como clube profissional em 1965, e teve na formação de grandes jogadores, craques pratas da casa como uma de suas principais características.

Além do estadual de 2007, o alviverde patoense foi entre 1977 e 1981, cinco vezes campeão do Torneio Incentivo promovido pela CBF, e vice campeão paraibano nos anos de 1978, 1989, 1990, 1991 e 2005, e nesse período se tornou o primeiro Clube Sertanejo a disputar uma competição à nível nacional, a Série B de1989, juntamente com Treze e Botafogo-PB, e os norte rio grandenses ABC, Améric-RN e Baraúnas de Mossoró.

O título Paraibano de 2007 teve início em 2005, quando a diretora investio pesado, o time realiza uma campanha ótima, 7 vitórias consecutivas alcançando a liderança geral e chegando assim a mais um vice-campeonato e ainda disputando a Série C do Brasileiro.

Em 2007, ano do primeiro título, faturou o 1º Turno contra o Sousa e na final do estadual derrotou o Atlético de Cajazeiras por 3 a 0 e se classificando para disputar a série C, quando, fez uma ótima campanha, quebrando a invencibilidade do Bahia, vencendo por 2×1 e terminando em 8º Lugar.

No ano seguinte, disputou a Copa do Brasil pela primeira vez, sendo eliminado na primeira partida pelo Internacional por 4×0.

Depois de uma campanha regular no Campeonato Estadual 2008 e ainda no mesmo ano, conquistou o Título da Copa Paraíba no segundo semestre, garantindo a vaga para a Copa do Brasil pela segunda vez.

Em 2009, em uma outra oportunidade no torneio e pela segunda vez consecutiva, jogou contra o Fluminense, desta vez no Estádio O Almeidão em João Pessoa, perdendo por 1X0 em casa e 3X0 fora, jogando pela primeira vez no Maracanã.

Nos anos seguintes não teve a relevância como nos anos anteriores, e em 2014 abandonou a disputa de Campeonato Paraibano alegando motivos financeirosa

Atualmente, o time está em preparação para o ESTADUAL 2022, que começa no dia 3 de fevereiro.

Por Genival Junior – Patosonline.com

Nacional de Patos completa 60 anos de história Nacional de Patos completa 60 anos de história Reviewed by Marcone Campos on 04:16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.