recent posts

banner image

João Azevêdo participa de lançamento de plataforma para desenvolver agricultura familiar na Paraíba

 


O governador João Azevêdo participou da live de lançamento do Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste (Siraf/NE). O evento, transmitido nas redes sociais e no canal oficial do Governo da Paraíba no YouTube, ontem (02), apresentou uma ferramenta que vai oferecer aos agricultores familiares benefícios como visibilidade da produção e facilidade no processo de comercialização.

Na solenidade de lançamento do Siraf/NE, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da ferramenta no desenvolvimento da agricultura familiar. “Eu tenho certeza absoluta de que nós só vamos desenvolver, cada vez mais, a agricultura familiar – e esta é uma compreensão que este Governo tem – quando nós entendermos claramente que, o que tiver de tecnologia de ponta, sendo usado em todos os segmentos, possa também chegar à agricultura familiar. Dotar a agricultura familiar de todos os meios, mecanismos, instrumentos para o seu desenvolvimento é fundamental”, disse.

“Nós temos buscado na Paraíba fazer com que determinados segmentos – que vão do artesanato à agricultura familiar – possam ser inseridos neste contexto de tecnologia, já que temos um Governo com grande competência nesta área”, prosseguiu João Azevêdo, citando diversos investimentos do Governo do Estado na Agricultura Familiar, a exemplo da aquisição de alimentos desta modalidade de produção e que foram distribuídos com famílias carentes, além dos incentivos oferecidos pelo Governo do Estado – com subsídio alto – aos produtores de leite de cabra.

Por sua vez, o secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Bivar Duda, ressaltou que a ferramenta integra um conjunto de ações adotadas pelo Governo do Estado a favor do segmento. “Isso parte da política pública voltada para a agricultura familiar que o governador João Azevêdo, por meio desta Secretaria, vem desenvolvendo. Não podemos ter políticas públicas se não for em cadeia, desde a semente, desde a preparação do solo, produção e comercialização”, acrescentou.

O secretário executivo da Agricultura Familiar e de Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Jonildo Cavalcanti, disse que o Siraf/NE trará muitos benefícios para a agricultura familiar paraibana. “Essa plataforma tem vários benefícios para a agricultura familiar, não apenas no aspecto de potencializar as compras institucionais do Governo do Estado e de prefeituras do Estado da Paraíba. Essa plataforma abre outras vertentes importantes para que possamos implantar políticas públicas através das informações desse cadastro, a exemplo de produtos e de um levantamento mais preciso sobre nossos homens e mulheres do campo, sobre nossa juventude e comunidades tradicionais, comunidades quilombola”, explicou.

Participaram ainda da solenidade de lançamento do Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste o coordenador da ferramenta na Paraíba, Thiago Leite, e o professor Francisco Chagas, coordenador regional da plataforma.

A plataforma – Desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Norte (RN), o Sistema de Informação da Agricultura Familiar da Região Nordeste oferecerá visibilidade ao que é produzido pelo segmento em nível regional, fortalecendo ainda mais associações e cooperativas.

Francisco Chagas explicou que o Siraf/NE terá três divisões. “São três itens: cadastro de informações, onde o agricultor acessa e se cadastra, assim como associações e cooperativas. Nesse módulo é possível cadastrar todos os produtos; acesso público à informação, em que a população vai ter acesso ao que é produzido e onde é produzido; e acesso à informação privada, que compõe o módulo gestor, permitindo o compartilhamento de informações estratégicas pelos estados”, disse.

O Siraf/NE é um sistema WEB que funciona no formato cliente-servidor, de forma que todos os estados nordestinos tenham acesso ao módulo gestor, compartilhando informações estratégicas.

É, ainda, uma plataforma digital para gestão, monitoramento e avaliação do Programa Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE), com o objetivo de ampliar a participação dos agricultores familiares nas compras governamentais e a possibilidade da abertura de seus produtos a outros mercados.

João Azevêdo participa de lançamento de plataforma para desenvolver agricultura familiar na Paraíba João Azevêdo participa de lançamento de plataforma para desenvolver agricultura familiar na Paraíba Reviewed by Marcone Campos on 05:22 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.