recent posts

banner image

Governo publica edital para obra de dragagem no Porto de Cabedelo

Foto: Secom/PB

 O Edital de Licitação para a obra de dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (11).

O aprofundamento do canal permitirá a entrada de navios maiores, resultando em menor custo de frete, atração de novas cargas, maior faturamento para o Porto e arrecadação para o Estado e o Município, além da geração de novos empregos e renda aos paraibanos. Serão investidos R$ 88 milhões, recursos oriundos do Tesouro estadual.

“Esse é um momento extremamente aguardado por nós do governo e pela sociedade como um todo. Estão sendo anos de trabalho intenso e agora veremos o Porto de Cabedelo escrevendo um capítulo novo e bastante promissor, graças ao investimento do Governo do Estado”, celebra Gilmara Temóteo, presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB).

Com a obra, o canal de acesso passará a ter 11 metros de profundidade, frente aos 9,14m atuais. Além disso, a bacia de manobra terá 300 metros de largura, possibilitando a vinda de navios de até 55 mil toneladas.

Segundo Gilmara, o porto passará a ter ainda mais relevância e competitividade no Nordeste. Ela ainda aproveitou para agradecer ao governador João Azevêdo pelo investimento.

“Todos nós agradecemos ao Governo da Paraíba, na pessoa do governador João Azevêdo, pelo estabelecimento da dragagem como uma das prioridades da gestão. Ganha o Porto, a economia paraibana e a sociedade, como um todo”, ressaltou.

Para que o edital fosse publicado, várias etapas essenciais foram concretizadas, como o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), nova batimetria do canal e bacia de evolução e atualizações de projetos e relatórios.

Passadas as etapas do processo licitatório e elaboração dos projetos básico e executivo, a obra tem previsão de conclusão em 4 meses, entre mobilização, execução e desmobilização.

Secom/PB

Governo publica edital para obra de dragagem no Porto de Cabedelo Governo publica edital para obra de dragagem no Porto de Cabedelo Reviewed by Marcone Campos on 14:39 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.