recent posts

banner image

Esquema montado pela Prefeitura é realizado com eficiência e evita aglomerações nos cemitérios no Dia de Finados


 Mais de 30 mil pessoas visitaram os cinco cemitérios públicos da Capital neste Dia de Finados – 2 de novembro. Atualmente, estão em atividade os cemitérios Senhor da Boa Sentença, no Varadouro; Santa Catarina, no Bairro dos Estados; São José, em Cruz das Armas; Cristo Redentor, no Cristo, e Penha, no bairro de mesmo nome.

 Uma ação conjunta capitaneada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Guarda Civil Metropolitana, foi responsável pela organização desses espaços e fiscalização no controle do fluxo de pessoas que foram homenagear os entes queridos já falecidos. De acordo com o secretário da Sedurb, Fábio Carneiro, grande parte da população antecipou a visitação aos cemitérios, evitando uma maior concentração de pessoas em um só dia. Ele destacou o trabalho desempenhado pelas equipes da Prefeitura, que estiveram presentes com agentes realizando aferição de temperatura, disponibilizando álcool a 70% e fiscalizando o uso de máscara e o distanciamento social. A ouvidoria da Sedurb também integrou as equipes organizadas com mais de 200 servidores, que trabalharam desde as primeiras horas da manhã até o final das visitações para que o evento transcorresse com tranquilidade. Para o secretário, o planejamento foi fundamental para o sucesso das ações, tendo em vista se tratar de um evento religioso com grande presença de público. “Nossas equipes trabalharam com afinco, observando todos os cuidados necessários para que a população tivesse conforto, tranquilidade e segurança nesse dia que é tão importante para os que cultuam a tradição de homenagear os seus entes queridos já falecidos”, afirmou Fábio Carneiro. Celebrações religiosas - Ao longo do dia, foram realizadas sete missas presenciais, sendo cinco no Cemitério Senhor da Boa Sentença e duas no Santa Catarina. Por conta dos decretos estadual e municipal que estão em vigor, as celebrações contaram com público reduzido em 50%. Para acomodar os fiéis, foram disponibilizadas 100 cadeiras em cada cemitério e organizadas de modo a respeitar a distância de um metro entre elas. Limpeza e zeladoria - Desde o início do ano, os cemitérios vêm passando por ações rotineiras de limpeza, manutenção e zeladoria. A iniciativa atende a um cronograma elaborado pela Sedurb e que conta com a colaboração da Emlur. Fábio Carneiro explicou que como a população antecipou a visita do Dia de Finados desde o fim de semana, as ações de limpeza foram intensificadas para receber o público que se fez presente nos cemitérios. Ao longo de toda esta terça-feira (02), agentes da Emlur realizaram a limpeza nos cemitérios. Nesta quarta-feira (3), o serviço será continuado após o período mais intenso de visitações.

Secom/JP
Esquema montado pela Prefeitura é realizado com eficiência e evita aglomerações nos cemitérios no Dia de Finados Esquema montado pela Prefeitura é realizado com eficiência e evita aglomerações nos cemitérios no Dia de Finados Reviewed by Marcone Campos on 03:24 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.