recent posts

banner image

ALPB realiza sessão especial em alusão ao Dia Mundial em Memória as Vítimas do Trânsito

 


A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba realizou Sessão Especial, pelo sistema de videoconferência, na tarde desta quinta-feira (18/11), em homenagem Dia Mundial em Memória as Vítimas do Trânsito, celebrado no terceiro domingo de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995.

O deputado Taciano Diniz, autor da propositura, destacou a importância do evento, afirmando que a sessão especial tem como primeira função conscientizar todos os cidadãos paraibanos de que o trânsito mata muita gente e deixa muitos filhos órfãos e tira muitos pais de famílias e profissionais do ambiente de trabalho.

Ao mesmo tempo, acrescenta o deputado, estão sendo homenageados familiares das vítimas de mortes em decorrência dos acidentes de trânsito no Estado da Paraíba. É através de uma seção como essa, no comprometimento e na divulgação ampla, que buscamos a conscientização de todos os motoristas e também dos pedestres que utilizam da rede da malha de trânsito no nosso estado, para que possamos estar buscando uma educação em massa e, consequentemente, com a maior brevidade possível, estarmos prevenindo acidentes e através da conscientização”, observou.

Abimadabe Vieira, chefe de Educação para o Trânsito do município de Cabedelo, observadora nacional certificada e também representante estadual do Maio Amarelo na Paraíba, destacou a suma importância da data, anunciando que encaminhou documento ao deputado Taciano Diniz, com cidadã e como representante do Observatório Nacional de segurança Viária, propondo a criação de uma lei de amparo às vítimas da sinistralidade do trânsito – tanto do acidente com também do crime de trânsito e a criação de uma frente parlamentar, “para estar à frente da salvaguarda da vida das crianças e Adolescente.

Ancorada em números da Associação Brasileira de Medicina no Tráfego (Abramet), ela justificou que o número de atropelamentos de crianças e jovens voltou a crescer depois que as escolas retornaram com as aulas presenciais. “É inadmissível nós perdemos as nossas crianças atropeladas por condutores que vem conduzindo seus veículos distraídos, vendo televisão no celular, ou muitas vezes embriagados, com excesso de velocidade. Propomos a criação dessa frente parlamentar para que essas crianças possam ser salvas”, justificou.
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, disse que a data realmente merece ser lembrada “para ligar o sinal de alerta em relação ao nosso país que, infelizmente, vem perdendo essa guerra. Nós temos trabalhado no front do trauma desde 1980 e sabemos exatamente o que é a epidemiologia do trauma ao longo desses 42 anos. Nós observamos, ano a ano, um aumento do número de vítimas em decorrência do trauma – não só o trauma no trânsito, mas também nas agressões interpessoais e os acidentes de trabalho – o que, infelizmente, coloca o Brasil como um dos países mais violentos do mundo. Somos o quinto país do mundo em número de mortos em decorrência de um trauma de modo geral”, relatou.

O vereador Marcos Henriques, autor da propositura na Câmara Municipal de João Pessoa, disse que é preciso dar um freio a essa epidemia, que são os acidentes de trânsito. Ele disse que em 2020, por exemplo, 80 pessoas morreram por dia em consequência de acidentes de trânsito. Esse número que, segundo ele, normalmente é bem maior, sobressai em plena pandemia, quando não param de crescer.

Durante 2019, ainda de acordo com o vereador, 31 mil e 300 pessoas morreram por conta dos acidentes de trânsito. O Brasil registrou quase 28 mil indenizações por acidentes de trânsito. “Esses números eles nos deixam uma reflexão que seja onde estivermos nós precisamos estar fazendo leis – juntamente com as pessoas que tratam da parte médica e que fazem prevenção – contribuindo para salvar vidas”, acrescentou.

Também participaram da sessão especial o executivo Celso Mizuno, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Trânsito Senatran; Fábio Rocha, secretário de Saúde do município de João Pessoa; Fernando Alberto Diniz, presidente da Ong Trânsito Amigo; Edmundo Coelho Barbosa, presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba – Sindiálcool; Tiago Dias, secretário adjunto da Semob de Cabedelo; Fernando Melo, representante da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Plástica na Paraíba (ABLAC/PB); Jailson de Souza pai do motociclista Kelson Marques, vítima fatal de trânsito; Jaci Guimarães, presidente da associação Jaci Guimarães; Jeane Luna, presidente da Associação Paraibana de Voluntários Guardiões da Vida – Ong GUAVI; seu Jucélio presidente da Associação Nordestina de Resgate e Administração de Emergências – Ong ANDRAE.

Secom/ALPB

ALPB realiza sessão especial em alusão ao Dia Mundial em Memória as Vítimas do Trânsito ALPB realiza sessão especial em alusão ao Dia Mundial em Memória as Vítimas do Trânsito Reviewed by Marcone Campos on 06:15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.