recent posts

banner image

SPU realiza vistoria técnica para concretizar cessão da área do Porto de Cabedelo

 


Uma equipe da Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU/PB) realizou, na manhã desta terça-feira (5), uma vistoria técnica nas cinco áreas que compõem o Porto de Cabedelo, com o objetivo de mapear e finalizar o processo de cessão da área à Companhia Docas da Paraíba (Docas/PB). O acordo vai configurar um investimento da União na Paraíba no valor de R$88 milhões e possibilitará a utilização da área portuária para fins econômicos.

Toda a área ocupada pelo Porto de Cabedelo é de propriedade da União. A formalização desse acordo encerrará um processo iniciado em 2004. De lá para cá, lacunas documentais e legais impossibilitaram uma definição formal desse passivo cadastral. Recentemente, o Governo Federal editou normas que facilitaram a desburocratização para a cessão de áreas da União para fins de desenvolvimento econômico.

A vistoria desta terça - comandada pelo Superintendente da SPU/PB, Arthur Navarro, e pela diretora-presidente da Docas/PB, Gilmara Temóteo - marca justamente a fase final para conclusão desse processo.

CESSÃO – A regularização que está sendo definida leva em consideração a portaria da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia (SEDDM/ME), nº 7.397, de 24 de junho de 2021, que institui regime especial de governança de destinação de imóveis da União. Arthur Navarro explicou que esta modalidade prevê o reinvestimento na infraestrutura do Porto de Cabedelo de todo o valor auferido com as suas movimentações.

“Com a cessão, o Estado da Paraíba recebe da União um investimento de R$88 milhões para promover melhorias no Porto, aumento do fluxo de exportações e qualificando a área para receber cruzeiros. Os valores arrecadados com essa movimentação, em vez de serem destinados à União, deverão ser reinvestidos no próprio porto, favorecendo sua modernização e qualificação, aumentando seu potencial competitivo e, consequentemente, beneficiando a economia local”, destacou.

INVESTIMENTO - Ainda segundo Arthur Navarro, a regularização da área terrestre do Porto de Cabedelo é um marco nas ações do Governo Federal no setor portuário. “E a SPU/PB, através de um dos seus ativos imobiliários mais valiosos, vem com isso fomentar a política pública de desenvolvimento socioeconômico. Trata-se de um processo que regulariza

uma área estratégica, principalmente, em tempos de investimento visando a retomada do crescimento econômico do Brasil e da Paraíba”, disse.

Para Gilmara Temoteo, a parceria entre as instituições públicas é imprescindível para o desenvolvimento de nosso país e do nosso Estado. “A regularização cartorária das áreas dos portos organizados vem sendo enfrentada pelas Autoridades Portuárias e, com a colaboração da SPU/PB e a DOCAS/PB, o Porto de Cabedelo está próximo de se tornar o primeiro porto do Brasil a ter suas áreas 100% regularizadas”, frisou.

SPU realiza vistoria técnica para concretizar cessão da área do Porto de Cabedelo SPU realiza vistoria técnica para concretizar cessão da área do Porto de Cabedelo Reviewed by Marcone Campos on 06:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.