recent posts

banner image

O fenômeno La Niña está de volta: o que isso significa para o clima do Brasil e da região Nordeste

 


O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico, principalmente nas zonas equatoriais

Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), órgão do governo americano, o fenômeno climático responsável por invernos rigorosos e grandes secas em todo o mundo chegou novamente e será sentido por vários meses.

Após um período de relativo equilíbrio atmosférico desde o início do ano, o La Niña se intensificará nas próximas semanas e só vai perder força na primavera de 2022, o que pode impactar no regime de chuvas, no final da temporada de furacões e na intensidade do inverno boreal que se aproxima.

De acordo com o comunicado, especialistas começaram a perceber que o evento climático se aproximava no último mês, quando detectaram vários fatores que apontavam para o seu desenvolvimento, entre eles:

  • temperaturas da superfície do mar abaixo da média no Pacífico equatorial
  • anomalias térmicas na maior parte do Oceano Pacífico central e oriental
  • anomalias nos ventos de leste em níveis baixos e nos ventos de oeste nos níveis superiores da atmosfera.

Embora geralmente os sinais de sua ativação comecem a ser detectados no verão boreal, agora, como aconteceu em 2017, o La Niña começou a se manifestar no outono.

“Nossos cientistas estão acompanhando o desenvolvimento potencial de La Niña desde este verão, e foi um fator na previsão para a temporada de furacões acima do normal que vimos se desenrolar”, disse Mike Halpert, vice-diretor do Centro de Previsão do Clima da NOAA.

Mas o que é La Niña e como afeta o clima do nosso planeta e da América Latina?

La Niña

O fenômeno La Niña está de volta: o que isso significa para o clima do Brasil e da região Nordeste O fenômeno La Niña está de volta: o que isso significa para o clima do Brasil e da região Nordeste Reviewed by Marcone Campos on 06:54 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.