recent posts

banner image

No Dia do Prefeito, Famup destaca lutas em defesa dos municípios paraibanos


 A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) vem desempenhando um papel importante nas lutas municipalistas nos últimos anos, adotando um trabalho em parceria com os gestores. Nesta quarta-feira (6), Dia do Prefeito, o presidente da entidade municipalista George Coelho destacou o trabalho realizado na defesa dos municípios junto a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a bancada federal paraibana e Congresso Nacional. Essa unidade e parceria já rendeu vitórias importantes para as administrações e gestões municipais.

Atualmente a Famup junto a CNM tem defendido pautas importantes como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015, que proíbe a criação de encargos sem o respectivo recurso. “Nessa pauta é importante que os prefeitos procurem os líderes dos partidos no Congresso para indicar os parlamentares que irão compor a Comissão. Essa proposta pode evitar a criação de mais custos para os Municípios”, disse George.

Outros temas também estão na pauta da Famup como o Mínimo constitucional. O Senado aprovou em segundo turno a PEC 13/2021. O texto determina que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, bem como seus agentes, não poderão ser responsabilizados pelo descumprimento, nos exercícios financeiros de 2020 e 2021, da aplicação mínima de 25% destinados à educação, estabelecida no caput do art. 212 da Constituição Federal.

Entre as conquistas é possível citar são as emendas junto à bancada federal da Paraíba, em que uma parte fica para os municípios pequenos. Luta importante já que os municípios paraibanos representam mais de 70% da totalidade paraibana.

Dívidas previdenciárias – Outra matéria que tem sido debatida e defendida pela Famup é a PEC 15/2020 que trata sobre os débitos previdenciários. Pelo texto, os municípios com Regime Geral de Previdência Social (RGPS) poderão parcelar suas dívidas em até 240 meses. “A dívida chega a R$ 104 bilhões, com aumento de R$ 7 bilhões porque o reajuste será corrigido pela Selic. Vamos ficar em contato com todos os parlamentares. É muito importante essa proposta porque estamos trabalhando com a possibilidade de negociar 80% de juros para diminuir a dívida”, destacou.

A Famup tem mostrado otimismo com o avanço no Congresso da PEC 391/2017 do repasse adicional de 1% do Fundo de Participação de Municípios (FPM) para setembro. Quanto ao Imposto de Renda e piso do magistério, a Famup está lutando para recuperar as perdas que os municípios tiveram com a aprovação da matéria na Câmara dos Deputados. Outra preocupação é quanto ao piso do magistério.  A última projeção do aumento é de 31,3%, o que compromete as administrações municipais.

Defesas – Entre as lutas levadas da Paraíba para Brasília pela Famup está a para sanção da Lei 14.039/2020, que altera a Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994 (Estatuto da OAB), e o Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, para dispor sobre a natureza técnica e singular dos serviços prestados por advogados e por profissionais de contabilidade, garantindo a legalidade da contratação de advogados e contadores pelos municípios. A defesa nasceu no estado em parceria com os gestores e com associações, a exemplo da Associação Paraibana de Advocacia Municipalista (Apam).

A Federação, sob a liderança de George Coelho, também encampou diversas lutas e mobilizações em defesa do municipalismo como a defesa pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 98/2019 – que trata dos recursos da cessão onerosa do pré-sal e inclusão de municípios na Reforma da Previdência. Também partiu da Paraíba a conquista do 0,5% referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no ano passado.

Outra ação adotada pela Famup trata sobre a defesa do novo código tributário em parceria com a CNM e da bancada federal paraibana. A Famup e a FPAT conduzem um trabalho junto a CNM, no sentido de uma participação ativa no Comitê Nacional que vai representar os municípios na gestão do ISS com a nova regra de tributação complementada pela Lei 175/20 que mudou a sistemática de tributação em razão do local de cobrança e dos serviços de cartão de crédito, administradoras de saúde e outras atividades.

Pauta PB

No Dia do Prefeito, Famup destaca lutas em defesa dos municípios paraibanos No Dia do Prefeito, Famup destaca lutas em defesa dos municípios paraibanos Reviewed by Marcone Campos on 07:14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.