recent posts

banner image

CPI da banda larga em João Pessoa questiona regulação de qualidade da Anatel

 


A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou nesta segunda-feira, 4, audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a prestação do serviço de banda larga na capital paraibana. Foram chamados representantes da Anatel e do sindicato de trabalhadores de telecomunicações (Sinttel-PB) para falar sobretudo das medidas que a agência adota atualmente e qual o impacto dos novos regulamentos para os consumidores.

Representando o regulador, o gerente regional Tiago Botelho esclareceu que o sistema de classificação por notas do novo Regulamento de Qualidade (RQUAL) deverá ser baseado na qualidade percebida, e não apenas em indicadores numéricos, e que haverá consequências para as operadoras. Por meio da plataforma, o usuário poderá, por exemplo, justificar a má prestação do serviço para cancelar uma assinatura dentro do prazo de fidelidade. 

Uma das principais queixas dos vereadores pessoenses, em especial do relator Odon Bezerra (Cidadania), foi a linguagem, em geral jurídica, utilizada nos contratos com as prestadoras. Botelho reconheceu a dificuldade e citou que o sistema de selos seria justamente uma forma de fazer o usuário focar em uma linguagem mais acessível. Vale lembrar que esse sistema sairá apenas em 2023.

O gerente regional ressaltou: o novo Regulamento Geral do Consumidor (RGC) ainda precisa ser finalizado pela Anatel. "Ainda não estamos sob a égide completa do novo regulamento. Já temos a ferramenta, mas o manual operacional sobre como será o processo de coleta, periodicidade e índices estatísticos ainda não está publicado", afirma, alegando que a agência está "prestes a concluir" essa etapa. 

Questionado pelo vereador Coronel Sobreira (MDB) sobre a possibilidade de uma cobrança por consumo, como é o caso da energia elétrica, Tiago Botelho declarou não haver estudos específicos, mas que existiria a possibilidade de a conta acabar ficando mais cara para o consumidor. "Hoje se consome muita banda larga e não se paga o equivalente a isso", afirmou o gerente regional da Anatel. 

Na próxima semana, a distribuidora de energia Energisa (para falar sobre ocupação de postes) e representantes dos conselhos de consumidores da Claro, Oi, TIM e Vivo serão os próximos convidados da CPI. Uma nova reunião acontecerá dia 25, finalmente com representantes das próprias operadoras, o que deverá incluir também a Brisanet.

Secom/CMJP

CPI da banda larga em João Pessoa questiona regulação de qualidade da Anatel CPI da banda larga em João Pessoa questiona regulação de qualidade da Anatel Reviewed by Marcone Campos on 02:58 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.