recent posts

banner image

CCJ da Assembleia aprova projetos de incentivo ao empreendedorismo

 


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 3201/2021, que estimula o empreendedorismo feminino em todo o estado da Paraíba. A votação ocorreu durante reunião realizada nesta quinta-feira (30), através de videoconferência, e que contou com a participação dos deputados Ricardo Barbosa, que preside a Comissão, da deputada Camila Toscano e dos deputados Edmilson Soares, Hervázio Bezerra, Jutay Meneses,  Wallber Virgolino e Branco Mendes.

O PL apresentado pelo deputado Eduardo Carneiro propões medidas de apoio às mulheres empreendedoras, a exemplo da realização de cursos técnicos de capacitação e formação das mulheres na área do empreendedorismo e o estímulo ao cooperativismo. O texto do parlamentar sugere ainda a cooperação e interação entre os entes públicos e o setor empresarial liderado por mulheres, além do acesso a linhas de crédito. Para o deputado, a inclusão das mulheres através do empreendedorismo irá possibilitar o aumento da produtividade e a promoção da competitividade econômica.

A deputada Camila Toscano, através do PL 3221/2021, propõe a instituição da Política Estadual deWhatsApp Image 2021-09-30 at 10.11.44 Incentivo ao Empreendedorismo Inclusivo no Estado da Paraíba, desenvolvendo ações de fortalecimento nos segmentos cultural, gastronômico, turístico, estético, educacional, entre outros. A parlamentar defende ainda a elaboração de estratégias visando fomentar ações de crescimento das iniciativas produtivas no universo da economia criativa, solidária e do cooperativismo. “É necessário que o Poder Público implemente políticas públicas de fomento ao empreendedorismo, de forma que haja a capacitação adequada da população e, consequentemente, dos novos empreendedores”, justificou Camila. O texto foi aprovado por todos os membros da CCJ.

A CCJ, por unanimidade, também votou favorável à criação de um programa de empreendedorismo em parceria com a educação. O Projeto de Lei 3187/2021, de autoria do deputado Eduardo Carneiro, prevê a implantação do Programa Estadual de Empreendedorismo vinculado às universidades públicas e privadas da Paraíba, com a finalidade de orientar, facilitar, financiar e auxiliará na abertura do negócio, colaborando também com a comercialização da produção desenvolvida. De acordo com o texto, para participar do programa, o aluno ou grupo de alunos, regularmente matriculados, deverão enviar um projeto detalhado do empreendedorismo que desejam implantar, indicando sua viabilidade econômica. Caso seja selecionado, os alunos autores da proposta passarão a receber orientações técnicas, contábeis e econômicas, para a viabilização da iniciativa, além de uma linha especial de financiamento, com condições diferenciadas.

CCJ da Assembleia aprova projetos de incentivo ao empreendedorismo CCJ da Assembleia aprova projetos de incentivo ao empreendedorismo Reviewed by Marcone Campos on 07:54 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.