recent posts

banner image

Efraim Morais, uma palavra há 69 anos

 


O ex-senador Efraim Morais amanheceu no alvorecer dos seu aniversário como gosta: no mato, no cheiro das terras rurais de sua fazenda em Gurinhém, onde frequenta com assiduidade.

De lá, com o benefício da tecnologia, foi achado pelo telefone de muitos dos seus amigos e admiradores, lista intensa que abriga, entre outros, o autor do Blog, paras as felicitações ao novo natalício.

De nome extraído da Bíblia, o herdeiro de Inácio Bento de Morais fez jus à sua origem etimológica. Nas escrituras, o filho de José era o símbolo da fecundidade.

Na política, o Efraim, da tribo de Santa Luzia, tem trajetória fértil. De deputado estadual a senador da República.

Hoje, sem mandato, mas dedicado à tarefa de coordenar o seu Democratas, realiza-se no progresso e ascensão do jovem deputado federal Efraim Filho, que ocupa mesma cadeira que um dia fora do pai.

No batente da gestão pública, a secretaria de Agricultura e Pecuária é sua realização pessoal, mais do que política.

Porque, como enunciava Luiz Gonzaga de si mesmo, Efraim Morais é um homem da terra. Daquele que acorda antes do sol para tanger o gado ao pasto.

Eu mesmo vi essa cena no alvorecer de um dia desses na sua Fazenda Santa Joana, nos arredores de Várzea, no seu Vale do Sabugi.

Hospedado com a equipe da Hora H, da Rede Mais Rádio, por ocasião de um programa na Vale FM, vi sua desenvoltura de menino no rancho afetivo de sua adolescência e juventude.

Do chão empoeirado do sertão ressequido, o mugido do bezerro e um gigante de cabelo prateado a caminhar com seu cajado em pulso firme, no compasso próprio de sua personalidade e posições fortes.

De poucas palavras, mas uma só. Há 69 anos.

Heron Cid

Efraim Morais, uma palavra há 69 anos Efraim Morais, uma palavra há 69 anos Reviewed by Marcone Campos on 04:54 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.